Terminou mais um dia de testes oficiais de MotoGP em Sepang. O segundo dia do primeiro teste oficial da categoria rainha foi novamente recheado de momentos interessantes, em particular no que diz respeito às novas carenagens aerodinâmicas, mas a grande novidade desta quarta-feira foi a volta de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), num dia em que Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) fechou com o 19º tempo.
Para o piloto português, estes testes oficiais de MotoGP estão a ser encarados como um “laboratório” em tempo real. Uma oportunidade para Miguel Oliveira sentir a sua nova Aprilia RS-GP24, entender o que pode fazer com a nova moto italiana, e recolher dados vitais para que a Aprilia Racing consiga desenvolver novas soluções técnicas para aproximar a moto de Noale da performance das rivais.
Uma das coisas que podemos destacar neste segundo dia de testes em Sepang para Miguel Oliveira, foi o facto de no período mais quente do dia o piloto português da Trackhouse Racing ter estado em pista a rodar em conjunto com os dois pilotos de fábrica.
Aleix Espargaró e Maverick Viñales, ambos da equipa Aprilia Racing, rodaram lado a lado com Miguel Oliveira durante bastante tempo. O objetivo? Avaliar o comportamento da RS-GP24 em situações de temperaturas mais elevadas!
Recordamos que o ano passado os pilotos Aprilia sofreram bastante nas rondas em que a temperatura ambiente era mais elevada. Alguns tiveram mesmo de desistir de corridas por causa disso, visivelmente desgastados. A própria moto italiana apresentou problemas de fiabilidade devido ao calor.
Por isso, a decisão de rodarem juntos, em grupo, deverá ter permitido à Aprilia avaliar o comportamento da nova RS-GP24 nesse tipo de condições. Veremos se a marca italiana ou o piloto português fazem alguma referência a essa situação nas suas declarações.
Pelo meio deste tipo de estratégias de teste, Miguel Oliveira voltou a melhorar o seu registo em Sepang, obtido no dia anterior. O piloto português fez a sua melhor volta à 18ª de um total de 56 que realizou neste segundo dia de teste na Malásia.
Em comparação com o dia anterior melhorou o seu tempo em cerca de duas décimas, fechando o dia com o 19º registo dos pilotos de MotoGP, parando o cronómetro em 1m58.549s.
Miguel Oliveira encontra-se agora a 1.415s do piloto mais rápido até ao momento nestes testes de Sepang.
Esse piloto é o italiano Enea Bastianini. Depois de uma temporada 2023 marcada pelas lesões e um final de ano em crescendo, Bastianini está de volta à sua melhor forma, e comprova que as novas carenagens laterais da Ducati Desmosedici GP24, que misturam as condutas descendentes da moto do ano passado com uma área lateral inspirada na carenagem efeito-solo da Aprilia RS-GP, em conjunto com o novo motor, são bastante eficientes.
O piloto da Ducati Lenovo Team tornou-se hoje no piloto mais rápido de sempre a rodar em Sepang com um protótipo de MotoGP. Essa honra foi conquistada cortesia de uma volta em 1m57.134s, batendo por larga margem o recorde absoluto oficial de Francesco Bagnaia, obtido no ano passado, que é de 1m57.491s.
Mas a situação no topo da tabela de tempos destes testes oficiais de MotoGP em Sepang está bastante “apertada”, com diversos pilotos a mostrarem a sua rapidez em pista.
Nada menos do que cinco pilotos conseguiram rodar hoje abaixo do recorde absoluto. Para além de Enea Bastianini tivemos Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), Brad Binder (Red Bull KTM Factory), Aleix Espargaró (Aprilia Racing), e ainda o bicampeão do mundo Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Estes, por esta ordem, são agora o “Top 5” dos testes.
Por outro lado, e realçando ainda a boa performance da Yamaha YZR-M1 e do seu novo motor que permite a Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) ser o melhor em velocidade máxima com 338,5 km/h, embora isso não permita ao francês entrar nos dez mais rápidos (11º no final do dia), e com a Honda RC213V a mostrar melhorias com Joan Mir (Repsol Honda) a ser precisamente o 10º na tabela de tempos, temos de destacar o “rookie” Pedro Acosta.
O jovem espanhol duas vezes campeão do mundo está a ter um arranque de carreira surpreendente em MotoGP. O piloto da Red Bull GasGas Tech3 não tinha conseguido ontem melhorar a sua melhor volta conseguida no Shakedown que antecedeu estes testes oficiais.
Mas hoje, e com os tempos a baixarem de forma considerável, conforme já referimos, Pedro Acosta melhorou aquela que era a sua melhor volta em Sepang e finalmente entrou no segundo 57: 1m57.726s.
Isto significa que o “rookie” fechou o dia como o 8º piloto mais rápido em pista, melhorando em cerca de quatro décimas o seu melhor registo do Shakedown, deixando boas indicações e “água na boca” aos responsáveis da Red Bull GasGas Tech3, e, claro, à KTM Factory Racing que o terá em “ponto de mira” para assumir uma posição fulcral no projeto da marca austríaca na equipa de fábrica no futuro.
Refira-se ainda que o plantel de MotoGP está reduzido para o que falta cumprir dos testes oficiais em Sepang.
Tudo porque Raul Fernandez (Trackhouse Racing) foi reavaliado na sequência da sua forte queda no dia de ontem, com pequenas fissuras na anca a obrigarem o espanhol a regressar mais cedo a casa. Deverá estar apto a participar no teste de Losail.
Também Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) poderia participar no terceiro dia de testes, mas o italiano foi aconselhado pelos médicos a continuar em repouso para poder estar em condições de marcar presença no teste em Losail que se realiza antes do Grande Prémio do Qatar.
Resultados do 2º dia de testes oficiais de MotoGP em Sepang
1 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 1m57.134s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m57.273s
3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 1m57.327s
4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m57.446s
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m57.469s
6 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m57.619s
7 – Alex Márquez (Gresini Racing) 1m57.672s
8 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m57.726s
9 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m57.867s
10 – Joan Mir (Repsol Honda) 1m57.872s
19 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 1m58.549s
Leia também – Resultados do 1º dia de testes oficiais em Sepang
Recordes oficiais de MotoGP em Sepang
Melhor volta: Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m57.491s (2023)
Melhor volta em corrida: Alex Márquez (Gresini Racing) 1m58.979s (2023)
Galeria de fotos do 2º dia do teste oficial de Sepang
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!