Estamos a chegar ao final da temporada 2024 de MotoGP, e também ao final de um longo período de afastamento da competição para Miguel Oliveira. O piloto português está a terminar a recuperação da lesão no pulso, e aponta ao regresso à categoria rainha precisamente no último evento do ano, o Grande Prémio da Solidariedade, em Barcelona.
Depois de muitas semanas que incluíram repouso absoluto, fisioterapia, e muito trabalho feito para recuperar da fratura no pulso que incluiu até sessões no simulador profissional MotoTrainer, Miguel Oliveira já voltou a sentar-se aos comandos de uma moto em pista, neste caso a sua Yamaha R1 de treino.
Agora, em entrevista concedida ao Diário de Notícias, onde aborda a sua carreira referindo que “Não tendo outro português a competir, torna difícil para o público em geral comparar o que eu faço e dar-me o devido valor por ser o único no MotoGP. É realmente muito difícil fazer o que eu fiz. Venci em Moto3, venci em Moto2 e venci no MotoGP. E não foi apenas uma vez, foram várias vezes. É um patamar muito, muito difícil”, o piloto da Trackhouse Racing revelou que está mesmo a caminho do regresso à competição.
O piloto de Almada diz que “Neste momento é muito provável que eu consiga fazer pelo menos a última corrida”, revelando depois mais detalhes da sua lesão sofrida no primeiro dia do Grande Prémio da Indonésia:
“É uma lesão complicada, mas menos grave do que se pensava inicialmente. Por sorte, foi ‘apenas’ uma cirurgia de reconstrução com uma placa e 11 parafusos fixos ao osso, mas não houve lesão na articulação ou nos ossos da mão, o que era a maior preocupação no início. Por isso, como está neste momento, não terei qualquer limitação de mobilidade”.
O Grande Prémio da Solidariedade em Barcelona, de 15 a 17 de novembro, será por isso um momento de emoções mistas.
Por um lado, teremos o #88 a regressar à competição no MotoGP, sendo que é simultaneamente o momento de despedida da Aprilia e da equipa americana Trackhouse Racing.
E depois temos também de ter em conta que estando apto a competir, Miguel Oliveira poderá então participar, ao que tudo indica, no teste de final de temporada que vai acontecer dois dias depois do último GP do ano.
Nesse teste teremos a estreia do piloto português aos comandos da sua nova Yamaha YZR-M1, e também será a primeira ocasião em que estará lado a lado com a sua nova equipa para a temporada 2025, a Prima Pramac Yamaha Factory Team. Um novo capítulo na já longa carreira de Miguel Oliveira no MotoGP.
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