Estamos em pleno período de fim de negociações ou oficializações de novos contratos de pilotos para MotoGP. E depois de Fermín Aldeguer ter sido confirmado como novo piloto da Gresini Racing, outro piloto que atualmente compete em Moto2, Somkiat Chantra, foi hoje anunciado como novo piloto da Idemitsu Honda LCR para a temporada 2025.
Claro que, para anunciar a chegada de Chantra, que se tornará no primeiro piloto tailandês a competir em MotoGP, a equipa liderada por Lucio Cecchinello primeiro teve de se despedir do seu ainda piloto, o japonês Takaaki Nakagami.
Nakagami, após sete anos a competir com a Idemitsu Honda LCR, e pese embora tenha em determinados momentos da sua passagem pelo MotoGP revelado a rapidez que muitos acreditavam que faria do japonês um dos grandes destaques da categoria, tem vindo a passar por uma fase de maus resultados.
Uma fase que não só se pode atribuir à má performance da Honda RC213V, mas também uma fase em que Nakagami sofreu, nos últimos anos, algumas lesões, algumas delas que demoraram bastante a recuperar totalmente.
Takaaki Nakagami irá deixar de competir na categoria rainha a tempo inteiro para passar a ser piloto de desenvolvimento do HRC no Japão.
O comunicado refere que o futuro piloto de testes da marca nipónica irá ajudar no desenvolvimento de ‘diversas motos’, o que significará que Nakagami não estará apenas ligado ao projeto de MotoGP, mas também poderemos contar com a contribuição do experiente piloto noutros projetos, nomeadamente na CBR1000RR-R Fireblade do Mundial Superbike.
Por outro lado, Nakagami vai ainda manter uma estreita ligação com a equipa de testes europeia do HRC, e, em 2025, fará algumas aparições em MotoGP como piloto “wildcard” aos comandos da RC213V.
Quanto a Somkiat Chantra, a sua subida à categoria rainha permite alargar o número de nacionalidades que competem ao mais alto nível, num momento em que se fala no paddock de MotoGP da quantidade enorme de pilotos espanhóis e italianos que têm a sua entrada ‘facilitada’.
Em reação à confirmação da sua entrada na Idemitsu Honda LCR, Somkiat Chantra refere que “Estou entusiasmado por me juntar à equipa LCR. Subir para o MotoGP sempre foi o meu sonho, e finalmente vou concretizar. Quero agradecer a todos os patrocinadores e pessoas que me apoiaram desde o início da minha carreira até agora. Para a próxima temporada, estou focado em aprender, dar o máximo, e desfrutar desta nova aventura. Vai ser difícil, mas vou dar o meu melhor”.
Com mais esta confirmação da LCR, o plantel de 22 pilotos de MotoGP para a temporada 2025 está praticamente fechado. Faltam ainda anunciar os dois pilotos da nova equipa satélite da Yamaha, a Pramac Racing, sendo que um desses dois lugares, tudo aponta, está reservado para o português Miguel Oliveira.
Veremos se isso se confirma e quando é anunciado o futuro do piloto português.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!