MotoGP 2024 – Os números depois do Grande Prémio do Qatar

O primeiro fim de semana de competição da temporada de MotoGP terminou com dados interessantes. Aqui ficam os números do GP do Qatar.

Terminado que está o Grande Prémio do Qatar de MotoGP, a primeira ronda de um calendário de 2024 que tem no total 21 eventos previstos, podemos agora revisitar alguns números e dados interessantes e que ajudam a compreender melhor o atual estado de forças na categoria rainha.

Nos mais recentes números e dados relativos ao GP do Qatar encontramos em destaque vários pilotos Ducati, a própria marca italiana, mas também o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) ou ainda o sul-africano Brad Binder (Red Bull KTM Factory).

Veja de seguida os dados completos do fim de semana no circuito de Losail.

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2024

motogpGrande Prémio do Qatar de MotoGP – Dados e números finais

– Francesco Bagnaia tornou-se no primeiro piloto campeão em título de MotoGP a ganhar a última corrida de uma temporada e a primeira da temporada seguinte, desde que Jorge Lorenzo o fez em 2015 / 2016.

– 4: Marc Márquez terminou o GP do Qatar em 4º e na estreia com a moto da Ducati. Este é o seu melhor resultado com piso seco desde o 2º lugar obtido no Grande Prémio da Austrália em 2022.

– 9: O “rookie” Pedro Acosta terminou a corrida em 9º. Este é o melhor resultado de um piloto estreante na sua corrida de estreia em MotoGP desde Joan Mir, que no mesmo GP do Qatar em 2019 também terminou em 9º.

– Pedro Acosta registou a volta mais rápida da corrida, o que também é um novo recorde de volta em corrida: 1m52.657s.

– 10: A vitória de Francesco Bagnaia foi a 10ª vitória da Ducati em dez Grandes Prémios de MotoGP consecutivos. Um novo recorde “pessoal” para a Ducati.

– 17: Jorge Martin fez 3º e isso significa que terminou no pódio pela primeira vez numa corrida principal desde o GP da Tailândia no ano passado (em que venceu). Foi o 17º pódio de Jorge Martin em MotoGP, e o 45º pódio somando todas as categorias do mundial.

– 19: Francesco Bagnaia conquistou a sua 19ª vitória em MotoGP, igualando a lenda Barry Sheene, estando agora em 16º na lista de pilotos com maior número de vitórias na categoria rainha. Bagnaia conquistou todas as suas vitórias com a Ducati, e está agora a apenas quatro vitórias de conseguir igualar Casey Stoner como o piloto Ducati com mais vitórias em MotoGP.

– 21: Com Bagnaia e Martin, a Ducati é agora o fabricante com mais pódios conquistados no Grande Prémio do Qatar, somando um total de 21 pódios. A Ducati tem agora 8 vitórias em MotoGP no circuito de Losail, duas a menos do que a Yamaha, o fabricante com maior número de vitórias neste traçado.

– 46: Brad Binder conseguiu somar mais um pódio ao seu currículo mundial. Este foi o 11º pódio em MotoGP e o 46º pódio em todas as categorias. Desta forma, o piloto da KTM igualou outra lenda, Kork Ballington, como o piloto sul-africano com mais pódios em todas as categorias do mundial. Por outro lado, Binder igualou o melhor resultado da KTM no Qatar, que já era o 2º lugar que tinha alcançado em 2022.

– 47: Com Francesco Bagnaia a vencer e Jorge Martin no pódio, a Ducati está numa impressionante sequência de 47 corridas de Grande Prémio em MotoGP com pelo menos um piloto a terminar no pódio.

motogpFique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!