Após ter conseguido, pela primeira vez na sua carreira, liderar o Treino Livre 1 de MotoGP, a que se seguiu o domínio nas restantes sessões realizadas antes da Qualificação 2 a contar para o Grande Prémio dos Países Baixos, o bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) voltou a mostrar estar num patamar acima dos restantes este fim de semana no circuito de Assen.
Na ‘Catedral da Velocidade’, Bagnaia ainda viu o seu grande rival e líder da classificação da categoria rainha, o espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), a fazer logo um novo recorde absoluto na sua primeira tentativa de volta rápida na Q2. ‘Martinator’ parou o cronómetro em 1m30.877s, tornando-se assim no primeiro a conseguir rodar no segundo 30.
Mas a reposta de Bagnaia não se fez esperar, e rapidamente o italiano partiu à procura da “pole position”. Aos comandos da sua Ducati, o italiano fez ainda melhor do que o espanhol, parando então o cronómetro em 1m30.540s!
Uma volta fantástica e que acabou por deixar ‘Pecco’ num patamar intocável, por mais que os seus rivais tenham tentado bater o piloto de fábrica da Ducati. Jorge Martin ainda voltaria a melhorar e ficou a 0.081s do seu perseguidor na corrida ao título de MotoGP nesta temporada 2024.
A primeira linha da grelha de partida no Grande Prémio dos Países Baixos fica completa com a presença de Maverick Viñales (Aprilia Racing), que no traçado neerlandês tem estado sempre na discussão pelas posições cimeiras na tabela de tempos, mas não tem conseguido encontrar os décimos de segundo que precisa para igualar ou superar o ritmo de Francesco Bagnaia.
Nesta Q2 de MotoGP podemos ainda destacar o que aconteceu com Marc Márquez (Gresini Racing), um dos candidatos aos melhores lugares.
O oito vezes campeão do mundo sofreu uma queda aparatosa, mas sem consequências de maior, quando ‘enfiou’ a sua Ducati pela trajetória interior numa curva em que Aleix Espargaró (Aprilia Racing) já se encontrava.
Marc Márquez forçou a passagem, levou os seus pneus ao limite, e como consequência viria a sofrer uma queda e por pouco não levou consigo para a gravilha o compatriota Aleix Espargaró, que fez questão de reagir de imediato a esta manobra do piloto da Gresini Racing.
Sobre Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), pode clicar aqui para saber todos os detalhes do que aconteceu ao piloto português na Q1, em que terminou na 7ª posição, e por isso vai arrancar para as corridas de MotoGP em Assen da 17ª posição.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Qualificação do GP dos Países Baixos de MotoGP
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.540s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.621s
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.951s
4 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m30.979s
5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m31.077s
6 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m31.274s
7 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m31.378s
8 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m31.405s
9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m31.479s
10 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m31.482s
17 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m32.123s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!