Depois do que vimos até ao início da corrida Sprint de MotoGP neste Grande Prémio dos Países Baixos, não era difícil imaginar que Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) estava num patamar de favoritismo acima dos restantes pilotos para conquistar a vitória na corrida de 13 voltas que se disputou na tarde deste sábado em Assen.
E assim que os semáforos se apagaram, foi precisamente o bicampeão da categoria rainha a mostrar que está num grande momento de forma.
Francesco Bagnaia arrancou de forma perfeita e levou atrás de si Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). Os dois primeiros classificados do campeonato, e principais favoritos ao título de MotoGP nesta temporada 2024, rapidamente se distanciaram dos restantes pilotos, sendo que Alex Márquez (Gresini Racing) conseguiu superar a oposição de Maverick Viñales (Aprilia Racing), roubando-lhe o terceiro lugar.
Mais atrás, e logo na segunda volta da corrida Sprint, era Marc Márquez (Gresini Racing) que levava longe demais o seu esforço.
O piloto espanhol passou por cima do corretor interior da curva 2, a sua moto ficou bastante desestabilizada, com a traseira a ‘levantar voo’ por breves instantes, e a partir daí Marc Márquez perdeu o controlo da sua moto e terminou a corrida logo aí.
Quanto a Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), o arranque a partir de 17º deixou o piloto português obrigado a trabalho ‘forçado’ para subir na classificação. E em Assen foi isso mesmo que o #88 conseguiu!
Logo na primeira volta colocou-se atrás do seu companheiro de equipa Raul Fernandez, acabou por conseguir a ultrapassagem, subindo a 14º. No final da primeira volta viria a perder novamente para o espanhol, e na volta seguinte desceu a 16º por troca com Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46), sendo que aproveitou a queda de Marc Márquez para subir a 15º antes de ganhar mais duas posições.
Na frente da corrida nada que Jorge Martin conseguisse fazer iria alterar o desfecho desta corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio dos Países Baixos. Isto porque Francesco Bagnaia ia ‘apertando’ o ritmo e ganhava, setor a setor, décimas de segundo de vantagem para o perseguidor espanhol, que por sua vez tinha agora Maverick Viñales atrás de si.
Os três primeiros foram estabilizando o seu ritmo de corrida e sempre separados entre si. Francesco Bagnaia nunca perdeu a concentração, mesmo tendo sofrido um aviso por exceder limites de pista, e levou a sua Ducati Desmosedici GP24 até à bandeira de xadrez em primeiro.
Uma vitória importante e que lhe permitiu conquistar três pontos a Jorge Martin, que impotente para seguir no ritmo do italiano, assegurou o segundo lugar, na frente de Maverick Viñales que assim fechou o pódio de MotoGP nesta corrida Sprint.
Mais atrás, a maior animação foi a corrida realizada por Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), que vindo de posições secundárias (arrancou de 11º), conseguiu rapidamente entrar na batalha pelo ‘Top 5’ com Alex Márquez e Brad Binder (Red Bull KTM Factory). O italiano da Ducati não se fez de rogado e passou por ambos, ocupando então um merecido 4º lugar.
Já Alex Márquez viria a sofrer enorme pressão de um grupo de perseguidores que contava, para além de Binder, com Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e ainda Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46).
Alex Márquez viria a sofrer na penúltima volta uma penalização de “long lap” por exceder limites de pista – que não cumpriu e acrescentou 3 segundos ao seu tempo de corrida –, enquanto Aleix Espargaró sofreu mais uma queda aparatosa a poucos metros da meta, lançando alguma confusão nos pilotos que vinham mais atrás (falta perceber se o veterano espanhol sofreu alguma lesão).
Nesse momento tudo levava a crer que Miguel Oliveira, que tinha passado por Pedro Acosta depois de algumas voltas atrás do “rookie” espanhol, iria cruzar a meta em 10º. Porém, na chegada à última chicane de Assen, o português viria a perder de uma só vez duas posições, para Acosta e ainda para Marco Bezzecchi.
Desta forma Miguel Oliveira fechou a corrida Sprint de MotoGP em Assen na 12ª posição. Aguardamos agora pelas declarações do piloto português para perceber melhor o que se passou nos derradeiros momentos desta corrida de sábado.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio dos Países Baixos? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Sprint de MotoGP do GP dos Países Baixos
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
5 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
7 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
8 – Alex Márquez (Gresini Racing)
9 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)
10 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)
Classificação de MotoGP
1 – Jorge Martin – 180 pontos
2 – Francesco Bagnaia – 165 pontos
3 – Marc Márquez – 136 pontos
4 – Enea Bastianini – 120 pontos
5 – Maverick Viñales – 107 pontos
6 – Pedro Acosta – 101 pontos
7 – Brad Binder – 89 pontos
8 – Aleix Espargaró – 82 pontos
9 – Fabio di Giannantonio – 79 pontos
10 – Alex Márquez – 53 pontos
15 – Miguel Oliveira – 31 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!