Todos os treinos e qualificações de MotoGP levaram ao primeiro grande momento do Grande Prémio de Portugal, com a realização da corrida Sprint da categoria rainha, na tarde deste sábado no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Foram 12 voltas de alta intensidade, com praticamente uma escolha unanime de pneus (duro / macio) para quase todos os pilotos menos Takaaki Nakagami e Fabio Quartararo que optaram pelo médio dianteiro.
Quando os semáforos se apagaram, os fãs que estavam de pé na bancada principal do AIA assistiram a muitos pilotos a conseguirem excelentes arranques. Maverick Viñales (Aprilia Racing) foi um deles, mas ficou rapidamente sob ataque de muitos perseguidores, com Jack Miller (Red Bull KTM Factory) a assumir então a liderança pouco depois do arranque.
O bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) também não demorou muito a chegar-se à frente, e ainda nas primeiras curvas estava já a rodar em 2º depois de passar por Viñales que, recordamos, compete este fim de semana com problemas gástricos que o deixam em maiores dificuldades físicas.
Miller não demorou muito como líder, pois Bagnaia e a sua Ducati Desmosedici GP24 estavam decididos a vencer novamente no AIA, tal como fizeram em 2023 na primeira Sprint da história do MotoGP.
O italiano precisou de duas voltas para delinear o seu ataque à liderança.
No final da segunda volta preparou de forma exímia a entrada na reta da meta do traçado algarvio, e em plena aceleração conseguiu mesmo passar pela KTM RC16 de Jack Miller, assumindo no início da terceira volta a liderança desta corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio de Portugal.
A partir desse momento e até ao início da 9ª volta, Bagnaia foi abrindo uma vantagem que parecia fazer acreditar que a vitória estava controlada. Mas nem mesmo o bicampeão do mundo de MotoGP está imune a cometer erros.
E foi precisamente na fortíssima travagem para a curva 1 do Autódromo Internacional do Algarve que vimos Bagnaia cometer um erro, que o obrigou a sair pela escapatória, deixando assim caminho livre para os perseguidores assumirem as despesas da corrida.
Bagnaia viria a reentrar em pista em 4º, na frente de Jack Miller, mas já a mais de dois segundos dos primeiros, pelo que a história da sua corrida estava feita.
Aproveitando da melhor forma o erro do campeão de MotoGP, Maverick Viñales não deixou escapar a oportunidade, assumiu a liderança nesse momento, levando atrás de si os também espanhóis da Ducati, Jorge Martin e Marc Márquez.
Os três rodaram relativamente próximos entre si, com Márquez a parecer em maiores dificuldades na entrada das últimas voltas para acompanhar o ritmo de Viñales e Martin. Por seu lado, ‘Martinator’, que tinha visto o seu grande rival Bagnaia ficar para trás, estava desejoso de pontuar ao máximo nesta corrida Sprint de MotoGP, o que lhe daria empate pontual com o italiano no campeonato.
Mas o espanhol da Prima Pramac também cedeu à pressão do momento, errou na entrada do setor final do AIA, alargando um pouco a trajetória, e com isso deixou Maverick Viñales isolado na liderança e ficando ele próprio sob ataque direto de Marc Márquez, que depois de alguns momentos mais “tranquilo”, recuperou o ritmo, reaproximou-se do segundo lugar, e via então abrir-se a possibilidade de ser segundo classificado.
Viñales não errou até final, e cruzou em primeiro a meta nesta corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio de Portugal, a sua primeira vitória numa corrida com a Aprilia. Refira-se que o espanhol é um dos três pilotos que podem conseguir vencer com três fabricantes diferentes em MotoGP, mas essa contabilidade apenas vale nas corridas principais de Grande Prémio.
Este é um resultado excelente para Maverick Viñales que vence num fim de semana em que está em inferioridade física e colocou a Aprilia RS-GP24 no degrau mais alto do pódio no Autódromo Internacional do Algarve.
Atrás do piloto Aprilia, a batalha pelos lugares seguintes subiu de intensidade na última volta.
Jorge Martin, um piloto sempre conhecido pela sua velocidade pura e capacidade de dominar nas corridas Sprint (venceu no Qatar, por exemplo), continuava em segundo na entrada da última das 12 voltas, mas Marc Márquez, de regresso aos bons “velhos tempos”, estava a sentir que este momento era o seu.
Na travagem para a famosa e icónica curva 5, a Torre VIP, Martin deixou um pouco de espaço livre na trajetória mais interior da curva, e Marc Márquez não se fez de rogado, prolongando um pouco mais a sua travagem, obrigando o compatriota a abrir um pouco também, e com isso o oito vezes campeão do mundo conseguiu colocar a sua Ducati Desmosedici GP23 com as cores da Gresini Racing em segundo.
A partir daí e até final, Márquez não errou, e garantiu então a segunda posição na corrida Sprint de MotoGP, com Jorge Martin a ser terceiro, nesta intensa e emotiva corrida que animou e elevou a temperatura no Autódromo Internacional do Algarve.
Fora destas lutas e batalhas intensas pelas primeiras posições, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) fez a corrida possível dentro do que tem sido um fim de semana onde tem revelado dificuldades de acerto na sua Aprilia RS-GP24.
Arrancando no meio do pelotão de MotoGP nesta corrida Sprint, Miguel Oliveira viu a sua posição oscilar um pouco nos momentos iniciais, chegando mesmo a descer a 17º, antes de voltar a ascender na classificação.
Miguel Oliveira foi depois paulatinamente entrando no ritmo de corrida, subiu a 16º, depois chegou a 14º e à quinta passagem na linha de meta já o piloto português estava em 12º. Durante várias voltas pareceu ter capacidade para passar Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46), piloto que teve um péssimo arranque ao perder logo 6 posições, rodando então a cerca de três décimas do italiano.
Mas as esperanças em continuar a ascensão na classificação foram-se desvanecendo com o passar das voltas, e a partir da 9ª volta não conseguiu mais manter o contacto com Bezzecchi, fechando então a sua MotoGP Sprint com um 12º lugar.
Destaque ainda para o “rookie” Pedro Acosta, que mais uma vez levou a sua GasGas até a um lugar que lhe permite pontuar neste ano de estreia na categoria rainha, com o campeão de Moto2 a ser 7º, enquanto outro nome, este bem mais conhecido do MotoGP e até já foi campeão, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), consegue levar a sua M1 até 9º na passagem da meta e com isso somou um ponto.
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Resultados da corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio de Portugal
1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
2 – Marc Márquez (Gresini Racing)
3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
5 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
7 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)
8 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
10 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)
12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)
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