MotoGP 2024 Qatar – Miguel Oliveira abre fim de semana com 12º tempo

O português Miguel Oliveira fechou o TL1 com o 12º tempo enquanto entre as MotoGP o mais veloz foi Jorge Martin neste arranque de GP do Qatar.

motogp

Desde o passado mês de novembro de 2023 que não mais tínhamos visto os pilotos de MotoGP a disputarem as melhores posições na tabela de tempos em sessões de treinos oficiais a contar para uma ronda do calendário.

Depois da longa paragem, esta tarde de sexta-feira (hora portuguesa) assinalou o fim dessa “seca”, com a realização do primeiro Treino Livre a contar para o Grande Prémio do Qatar 2024. Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) foi um dos 22 pilotos em pista.

Para o piloto português, e conforme confidenciou o novo responsável da Trackhouse Racing, Davide Brivio, no final do Treino Livre 1 de MotoGP, este primeiro fim de semana de competição será visto como uma continuação do trabalho de desenvolvimento da nova Aprilia RS-GP24 que já vem do teste de pré-temporada precisamente aqui no circuito de Losail há duas semanas.

Miguel Oliveira e a sua Aprilia #88 fizeram um total de três saídas para a pista ao longo do TL1, rodando na sua melhor volta em 1m53.338s, o que contrasta com o melhor tempo no teste aqui realizado que foi de 1m51.836s.

E, tal como no teste, também no final da TL1 do Grande Prémio do Qatar vimos Miguel Oliveira reclamar para si o 12º melhor tempo na categoria rainha, tendo ficado a pouco mais de 7 décimas do piloto mais veloz do dia, o espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Refira-se que ao longo da sessão vimos o piloto português da Trackhouse Racing ocupar durante algum tempo posições entre os dez mais rápidos, pelo que teremos de ver no segundo treino livre se Miguel Oliveira vai conseguir subir na tabela de tempos de MotoGP.

motogpConforme já referimos, a tabela de tempos tem Jorge Martin e a sua Ducati Desmosedici GP24 como binómio dominador.

O piloto espanhol, vice-campeão de MotoGP em 2023 e que se apresenta à partida como o mais forte rival de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), não atacou a sério a primeira posição até aos minutos finais.

Faltavam apenas cerca de dois minutos para o fim do TL1 do GP do Qatar quando ‘Martinator’ decidiu rodar em 1m52.624s, ainda longe da “volta canhão” de Bagnaia no teste, mas já a menos de um segundo do recorde oficial do circuito de Losail.

Numa tabela de tempos que é um claro exemplo da enorme competitividade em MotoGP, basta ver que os 18 primeiros estão separados por 1.002s (!), atrás de Martin terminou Aleix Espargaró (Aprilia Racing), com o veterano espanhol a relegar o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) para terceiro.

Por mais que este seja ainda um primeiro momento de contacto a sério de Pedro Acosta, campeão de Moto2, com os rivais da categoria MotoGP, e com o próprio jovem piloto da Tech3 a tentar passar ao lado de todas as “vozes” que o colocam como candidato a grandes resultados já neste GP do Qatar, a verdade é que no Treino Livre 1, Pedro Acosta fez-nos recordar um outro talentoso espanhol, de seu nome Marc Márquez (Gresini Racing).

Por três vezes ao longo do treino vimos Pedro Acosta a fazer daqueles “saves” espetaculares que parecem quase impossíveis de fazer, e que ao longo dos anos nos deram diversos momentos de Marc Márquez para recordar no futuro.

E por falar no oito vezes campeão do mundo, o #93 ficou em 4º nesta estreia com a Ducati da Gresini Racing, equipa que venceu os dois últimos Grandes Prémios do Qatar, e que tentará este ano chegar ao “hat-trick” de vitórias consecutivas em Losail em MotoGP.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio do Qatar 2024? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP

1 – Jorge Martin (Prima Pramac) – 1m52.624s

2 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m52.671s

3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m52.695s

4 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m52.801s

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m52.889s

6 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m52.927s

7 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m52.950s

8 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m52.987s

9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m53.031s

10 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m53.221s

12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m53.338s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!