MotoGP 2024 – Quem será campeão: Jorge Martin ou Francesco Bagnaia?

Jorge Martin tem 24 pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia. Quem será o novo campeão de MotoGP? Aqui ficam as contas do título.

motogp

O Grande Prémio da Solidariedade vai disputar-se no circuito Barcelona-Catalunha já no próximo fim de semana. E em pista, para além de muitas outras situações que certamente serão alvo das atenções de todos os fãs, como o regresso do Miguel Oliveira, a verdade é que o maior foco de interesse estará em saber quem será o novo campeão de MotoGP: Jorge Martin ou Francesco Bagnaia.

No caso do piloto espanhol da Prima Pramac Ducati, se conquistar o título da categoria rainha, será o seu primeiro. Com uma margem de 24 pontos de vantagem na classificação, Jorge Martin pode dar-se ao luxo de competir, como se costuma dizer, de ‘calculadora na mão’.

No caso do italiano da Ducati Lenovo Team, o único objetivo para o Grande Prémio da Solidariedade será ganhar! Com 37 pontos ainda por disputar, Bagnaia, se quiser ser tricampeão de MotoGP, tem de se focar em vencer, mas também tem de esperar que o seu rival tenha um fim de semana bastante negativo.

Jorge Martin conseguirá sagrar-se campeão se aumentar em dois pontos a sua diferença para Francesco Bagnaia. Recordamos que em caso de empate pontual no final do campeonato, a vantagem é do italiano por ter mais vitórias em Grandes Prémios do que o piloto espanhol.

Isto significa que logo na corrida Sprint de sábado poderemos ter ‘Martinator’ a celebrar o seu primeiro título de MotoGP.

motogp

O que precisa Jorge Martin para se sagrar campeão na Sprint

– Se Martin vencer, é campeão, qualquer que seja a posição de Francesco Bagnaia

– Se Martin for 2º e Bagnaia não vencer

– Se Martin for 3º, Bagnaia não pode fazer melhor do que 5º

– Se Martin for 4º, Bagnaia não pode fazer melhor do que 6º

– Se Martin for 5º, Bagnaia não pode fazer melhor do que 7º

– Se Martin for 6º, Bagnaia não pode fazer melhor do que 8º

– Se Martin for 7º, Bagnaia não pode fazer melhor do que 9º

– Se Martin for 8º, Bagnaia não pode pontuar

– Se Martin for 9º, não é campeão mesmo que Bagnaia não pontue

Mudando de ponto de vista, para Francesco Bagnaia a missão para este GP tem como objetivo principal ganhar 24 pontos a Martin. Isso permitiria a ‘Pecco’ igualar em pontos o rival nesta luta titânica que durou até à derradeira ronda do calendário 2024.

Mesmo vencendo a Sprint e Martin sem pontuar nessa corrida curta, Bagnaia não será campeão no sábado, pois apenas teria recuperado 12 pontos, metade do que precisa. Precisaria depois de ganhar 12 pontos no domingo correspondentes à 4ª posição (ou melhor) na corrida principal.

Partindo da hipótese de que o italiano vence a Sprint e o espanhol não pontua – situação difícil de acontecer tendo em conta a performance de Jorge Martin nas corridas Sprint –, ficando então ambos separados por 12 pontos, Bagnaia poderá ainda conquistar o título no domingo, o seu terceiro consecutivo, nas seguintes combinações de resultados:

– Se Bagnaia for 1º, Martin não pode ser melhor do que 4º

– Se Bagnaia for 2º, Martin não pode ser melhor do que 8º

– Se Bagnaia for 3º, Martin não pode ser melhor do que 12º

– Se Bagnaia for 4º, Martin não pode ser melhor do que 15º

– Se Bagnaia for 5º, não conseguirá ser campeão, independentemente do resultado de Martin

Estas são apenas algumas hipóteses de combinações de resultados, pois como existem duas oportunidades de pontuar no Grande Prémio da Solidariedade em Barcelona, basta um dos pilotos falhar, por pouco que seja, na sua missão em termos de pontos, para criar outros cenários nas contas do título.

Por isso, clique aqui para estar a par dos horários completos do Grande Prémio da Solidariedade, o evento que vai decidir qual dos dois pilotos será coroado campeão de 2024: Jorge Martin ou Francesco Bagnaia?

A maior pressão está nos ombros do italiano. Mas o espanhol da equipa satélite não poderá desconcentrar-se nesta que é a última ronda da temporada!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!