Com a saída de Francesco Guidotti, confirmada ainda no passado Grande Prémio da Indonésia, do comando da Red Bull KTM Factory de MotoGP, a equipa austríaca tinha, obrigatoriamente, de encontrar um novo diretor de equipa que possa gerir em pista os destinos da estrutura de fábrica da casa de Mattighofen. E o nome do novo líder já foi oficializado: Aki Ajo.
O experiente finlandês há muito que defende as cores ‘laranja’ da KTM nas categorias Moto3 e Moto2 do Mundial de Velocidade, levando a sua estrutura Ajo Motorsport a inúmeras conquistas que culminaram em títulos nas referidas categorias.
Tendo sido a estrutura ‘ponta de lança’ da KTM em Moto3 e Moto2, onde, para além dos títulos, com destaque para os três consecutivos na categoria intermédia de 2021 a 2023, elevou até à categoria rainha diversos pilotos da ‘academia’ da KTM, a formação liderada por Aki Ajo tem conseguido ser um dos grandes destaques no campeonato desde há duas décadas.
Agora, o fundador da equipa assumirá aquele que será o seu papel mais relevante em termos de prestígio, ao passar a ser o novo diretor de equipa da Red Bull KTM Factory. Iniciará funções em 2025, substituindo assim o italiano Guidotti.
O seu conhecimento profundo da forma de trabalhar da marca em MotoGP, para além da sua relação com os técnicos e mecânicos, e também com os seus pilotos, pois já trabalhou com Brad Binder e Pedro Acosta noutras categorias, são algumas das características que levaram a KTM Factory Racing a optar por convidar e convencer Aki Ajo a assumir esta missão de liderança.
Mesmo com a passagem para o MotoGP, Aki Ajo continuará a ter a sua presença garantida nas grelhas de partida de Moto3 e Moto2, sendo que, provavelmente, será o seu filho Niklas Ajo a substituir Aki como diretor dessas estruturas.
Em reação a esta confirmação, Aki Ajo refere que “É uma honra receber esta oferta para este grande papel e a oportunidade de trabalhar com a Red Bull KTM Factory em MotoGP. De momento, o MotoGP está num nível muito elevado por isso precisamos de continuar a trabalhar em muitas áreas e usar as nossas forças para fortalecer o pacote KTM para um nível ainda melhor. Precisamos de continuar a puxar, mas penso que este projeto já tem muitas coisas boas para estar no topo”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!