MotoGP 2024 – Repsol confirma o adeus à Honda no final do ano

Depois de três décadas de parceria, a Repsol confirma o adeus como patrocinador da equipa de fábrica da Honda em MotoGP.

repsol

Uma das parcerias mais icónicas e que mais sucessos obteve em MotoGP, vai terminar no final de 2024! A confirmação foi divulgada há momentos pela empresa espanhola Repsol, que diz adeus à Honda no final do ano e assim deixará de ser patrocinador da equipa de fábrica do HRC.

Ao longo dos últimos trinta anos a Repsol Honda tem sido uma das equipas mais importantes do campeonato. Uma ligação que se iniciou em 1995 e que permitiu à equipa de fábrica da marca japonesa ostentar as icónicas cores da Repsol nas carenagens das suas motos oficiais.

Depois do adeus de Marc Márquez à Repsol Honda no final do ano passado, a petrolífera espanhola foi dando sinais de que a ligação à Honda estaria a chegar ao fim. E mesmo o facto da RC213V estar a utilizar biocombustível – de acordo com os regulamentos técnicos de MotoGP – desenvolvido pela Repsol, nem isso impediu a confirmação de que o acordo de patrocínio vai mesmo terminar no final de 2024.

Aqui fica na íntegra o comunicado oficial da Repsol

“A Repsol não irá renovar o seu atual contrato de patrocínio com a Honda Racing Corporation para o Campeonato do Mundo de MotoGP, que termina a 31 de dezembro de 2024.

A Repsol Honda é a equipa mais bem-sucedida da história do campeonato, com dez títulos de equipas, 15 títulos de pilotos e 183 vitórias na categoria rainha do motociclismo.

A Repsol está grata ao HRC pelo seu empenho e dedicação durante todos estes anos em que trabalhámos em conjunto.

A empresa de multi-energias vai continuar ligada aos desportos motorizados para continuar a desenvolver produtos e serviços da mais alta qualidade”.

Com esta confirmação, fica agora em aberto o futuro patrocinador da equipa de fábrica da Honda em MotoGP. Algumas equipas competem (ou competiram) sem patrocinador principal, mesmo na categoria rainha.

Porém, tendo em conta os custos associados a um projeto de MotoGP, é sempre importante que uma equipa tenha esse suporte financeiro dado por um patrocinador principal de renome. Veremos como é que a Honda vai reagir a esta saída da Repsol, e se a marca japonesa irá (e quando o fará) anunciar um novo patrocinador para a sua equipa de fábrica.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!