MotoGP 2024 – Resultados do 1º dia do Shakedown em Sepang

O circuito de Sepang foi palco do primeiro dia do Shakedown de MotoGP. Dani Pedrosa foi o mais rápido, com muitas novidades em todas as motos.

shakedown

Tal como estava previsto, durante a madrugada (em Portugal) desta quinta-feira 1 de fevereiro teve início de forma oficial a pré-temporada 2024 de MotoGP. Os cinco fabricantes que competem na categoria rainha participaram no primeiro dia do Shakedown no circuito de Sepang, Malásia, e em pista vimos muitas novidades.

Em termos de resultados na tabela de tempos, resultados que tendo em conta o cenário de testes são o que menos contará para os fabricantes ou equipas, o mais rápido em pista foi o experiente Dani Pedrosa.

O piloto de testes da KTM rodou em 1m59.233s e deixou atrás de si outro piloto com uma RC16, mas neste caso com decorações diferentes.

Trata-se de Pedro Acosta, o “rookie” espanhol e campeão mundial de Moto2, que aos comandos da sua nova Red Bull GasGas Tech3 ficou a 0.152s do compatriota. Por ser estreante, mesmo competindo por um fabricante que não está na categoria D das Concessões, Acosta pode participar neste Shakedown sem ter de aguardar pelo teste que se realizará de 6 a 8 de fevereiro também em Sepang.

shakedownOutro espanhol, Pol Espargaró, que este ano assume o papel de piloto de testes da KTM e que tem em vista diversos “wildcard” ao longo da temporada, fechou o “top 3” do primeiro dia de Shakedown no traçado malaio. O mais novo dos irmãos Espargaró ficou a 0.182s de Pedrosa.

Os restantes pilotos de teste, nomeadamente Lorenzo Savadori pela Aprilia, Michele Pirro pela Ducati, Stefan Bradl e Takumi Takahashi pela Honda, ou ainda Cal Crutchlow pela Yamaha, também marcaram presença neste dia de arranque de Shakedown. Todos eles rodaram com muitas novidades nas respetivas motos.

E se muitos esperavam ver alguns dos pilotos oficiais da Yamaha e Honda em pista já hoje, aproveitando as novas regras das Concessões, a verdade é que nenhum participou na ação em pista.

De acordo com a Yamaha e a Honda, o plano nunca foi de os colocar em pista já hoje, apenas a partir do segundo dia. Por isso teremos de aguardar mais um pouco para ver Fabio Quartararo, Alex Rins, Luca Marini, Joan Mir, Johann Zarco e Takaaki Nakagami lado a lado com os pilotos de testes neste Shakedown de Sepang.

shakedownEm termos de novidades, sabemos desde já que cada piloto de testes dos cinco fabricantes teve à disposição, pelo menos, duas motos, que foram sendo utilizadas à vez no sentido de avaliar as diferenças no comportamento das motos com diferentes especificações.

No caso da Aprilia o número de motos disponíveis para Lorenzo Savadori utilizar neste primeiro dia de Shakedown foi de quatro RS-GP. Embora todos os protótipos apresentem novidades a vários níveis, particularmente na aerodinâmica, o protótipo de Noale foi talvez o que mais se destacou.

A Aprilia RS-GP estreou uma secção traseira totalmente nova, mas também uma nova peça em fibra de carbono fixa ao braço oscilante e que cobre uma parte da lateral da roda traseira, provavelmente na procura de evitar a criação de turbulência aerodinâmica naquela zona da moto.

Resultados do 1º dia de Shakedown de MotoGP em Sepang

1 – Dani Pedrosa (piloto de testes KTM) 1m59.233s

2 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) +0.152s

3 – Pol Espargaró (piloto de testes KTM) +0.182s

4 – Stefan Bradl (piloto de testes Honda) +0.627s

5 – Michele Pirro (piloto de testes Ducati) +1.633s

6 – Cal Crutchlow (piloto de testes Yamaha) +1.780s

7 – Lorenzo Savadori (piloto de testes Aprilia) +2.576s

Recordes oficiais de MotoGP em Sepang

Melhor volta: Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m57.491s (2023)

Melhor volta em corrida: Alex Márquez (Gresini Racing) 1m58.979s (2023)

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!