A antepenúltima ronda da temporada 2024 de MotoGP iniciou-se esta sexta-feira. O primeiro dia do Grande Prémio da Tailândia, que tem como cenário o circuito Chang International em Buriram, permitiu desde já perceber algumas coisas sobre o que poderemos esperar neste fim de semana que mais uma vez promete ser emocionante no que à discussão do título diz respeito, mas também pelas vitórias nas corridas da categoria rainha.
Neste primeiro dia do GP da Tailândia, e mais precisamente na sessão que deu por terminada a ação no circuito, o Treino, temos como piloto mais rápido em pista o oito vezes campeão do Mundo, Marc Márquez.
O espanhol da Gresini Racing continua em grande, e bateu todos os rivais de MotoGP com uma volta em 1m29.165s.
Completou um total de 26 voltas ao longo do Treino que definiu os dez pilotos que passam diretamente à Qualificação 2, sendo que este tempo é mesmo o novo recorde absoluto do traçado tailandês, com Marc Márquez a tirar esse registo das mãos de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que tinha conseguido o recorde em 2023.
Na verdade, Jorge Martin não estará muito insatisfeito com o resultado deste primeiro dia de Grande Prémio da Tailândia. O atual líder da classificação e principal favorito ao título consegue ser 2º, tendo estado sempre melhor em termos de tempos do que o seu mais direto rival, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).
Aliás, Bagnaia viu mesmo o seu companheiro de equipa Enea Bastianini ‘roubar-lhe’ o terceiro posto na tabela de tempos do Treino já nos segundos finais, e assim temos os quatro primeiros do campeonato a ocuparem as quatro primeiras posições.
Esta foi uma sessão bastante renhida em termos de tempos, e isso fica bem patente quando percebemos que os primeiros 17 pilotos estão separados por menos de 1 segundo!
Com tempos tão ‘apertados’, naturalmente que todas as milésimas são importantes. Que o diga Brad Binder (Red Bull KTM Factory), pois o sul-africano e a sua RC16 ficaram fora do acesso direto à Q2 de MotoGP por apenas 1 milésima de segundo, tendo terminado o dia em 11º atrás de Johann Zarco (Castrol Honda LCR).
O francês, para além de voltar a conseguir colocar a Honda RC213V na Q2, foi também dos poucos pilotos fora da ‘armada’ Ducati a conseguir terminar no ‘Top 10’ neste primeiro dia de Grande Prémio da Tailândia. Os restantes pilotos que também se intrometeram nesta lista liderada pela Ducati foram Maveric Viñales (Aprilia Racing, 5º) e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3, 7º).
Nesses dez mais rápidos encontramos nada menos do que 7 das 8 Ducati Desmosedici GP que a marca italiana coloca em pista. O único piloto que ficou de fora foi Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) que, como se sabe, está a competir lesionado e será inclusivamente operado após este Grande Prémio para estar preparado para 2025 da melhor forma.
Realce ainda para a ausência neste Treino do espanhol Aleix Espargaró. O piloto da Aprilia Racing, de acordo com a sua equipa, optou por ficar a descansar depois da queda que o levou a sair de maca no Treino Livre 1.
Ainda aguardamos informação sobre se Aleix estará apto ou não para competir no que falta deste fim de semana tailandês.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Tailândia? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do GP da Tailândia
1 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m29.165s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.275s
3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m29.327s
4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m29.360s
5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m29.506s
6 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.549s
7 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m29.602s
8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.613s
9 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.620s
10 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m29.682s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!