Uma temporada de MotoGP é sempre um período muito especial para qualquer aficionado da competição em duas rodas e, em particular, dos fãs da disciplina da Velocidade. Afinal, estamos perante a denominada categoria rainha, aquela onde vemos os melhores pilotos e os protótipos que são as motos mais avançadas do mundo.
Porém, a temporada 2024 reveste-se de especial importância para os responsáveis do MotoGP, mas também para as equipas, pilotos e também para os milhões de fãs que acompanham a par e passo tudo o que acontece em pista, e fora dela, ajudando a criar um ambiente ainda mais especial em torno deste campeonato.
E tudo começou a 13 de junho de 1949, a primeira ronda do que viria a ser o Mundial de Velocidade, uma corrida da categoria 350 cc.
Esse evento aconteceu integrado no programa do primeiro Grande Prémio na Ilha de Man, local que hoje em dia é a ‘Meca’ de todos os fanáticos das corridas de “road racing”, como é o Tourist Trophy que recentemente se realizou e tem um novo ‘Rei’. A primeira corrida da denominada categoria rainha, que ao longo das décadas tem vindo a disputar-se com motos de diferentes cilindradas, viria a realizar-se a 17 de junho.
E se na temporada 2023 a Dorna Sports já tinha revelado que o MotoGP tem estado a crescer em números nas mais diversas vertentes, e em particular ao nível de audiências televisivas, mas, principalmente, no número de fãs nos circuitos, tendo revelado que ao longo do ano passado tivemos um recorde de quase 3 milhões de pessoas (!) nas bancadas de todos os circuitos que integram o calendário.
Um número impressionante que, tudo indica, será batido nesta temporada 2024.
Agora que celebramos então os 75 anos do MotoGP, os números continuam a impressionar, enquanto novos recordes de audiências vão sendo assinalados nos diversos circuitos que já receberam uma ronda desta temporada 2024.
De facto, assinalaram-se aumentos significativos de público nos Grandes Prémios de Portugal, Espanha, Catalunha, e mais recentemente Itália. Mas o recorde absoluto continua a ser o Grande Prémio de França, que depois de ter registado o recorde em 2023, este ano voltou a bater o recorde que já era seu com uns estonteantes 297.471 fãs a acorrerem ao circuito de Le Mans para acompanhar o espetáculo do MotoGP.
Com o campeonato a passar por uma excelente fase em termos de ligação com os fãs, as celebrações do 75º aniversário do mundial vão prosseguir no circuito de Assen, a ‘Catedral da Velocidade’, com o circuito neerlandês a acolher a próxima ronda que será o Grande Prémio dos Países Baixos.
Assen é o circuito que recebe o MotoGP há mais tempo, e de forma consecutiva. O traçado esteve presente na temporada inaugural em 1949, e apenas em 2020, devido à pandemia Covid-19, não foi palco de uma ronda do campeonato.
O Grande Prémio dos Países Baixos realiza-se de 28 a 30 de junho, sendo que o paddock de MotoGP seguirá depois, no fim de semana seguinte, para o circuito de Sachsenring para disputar o Grande Prémio da Alemanha antes da pausa de verão.
Depois dessa retemperadora pausa de algumas semanas, os pilotos estarão de regresso à competição no Grande Prémio da Grã-Bretanha, uma ronda ainda mais especial pois, conforme a Revista Motojornal aqui lhe contou com todos os detalhes , pilotos e motos de MotoGP vão competir com decorações especiais clássicas para recordar os tempos áureos e momentos especiais de cada fabricante.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!