Realizou-se hoje o primeiro de dois dias de teste oficial de MotoGP no circuito tailandês Chang International. Este teste de Buriram apresenta-se como a derradeira oportunidade para pilotos e equipas da categoria rainha fazerem as suas escolhas para a temporada 2025, definirem as suas estratégias, e assim conseguirem enfrentar a mais longa temporada de sempre do Mundial com os melhores argumentos.
Com o asfalto do Chang International a subir até uns escaldantes 52 graus Celsius no início da tarde, e depois arrefecer até temperaturas mais propícias para os pilotos de MotoGP obterem tempos mais competitivos, assistimos a mais um dia de teste oficial onde a Ducati dominou a tabela de tempos.
O mais rápido em pista acabou por ser Marc Márquez. O espanhol recém-chegado à Ducati Lenovo Team parou o cronómetro em 1m29.184s, num derradeiro momento de ataque ao cronómetro e onde obteve os melhores registos parciais em cada um dos quatro setores do circuito tailandês.
Não se sabe ainda qual foi a especificação de motor que o oito vezes campeão mundial utilizou para fazer este que foi o melhor tempo do dia, sendo que Márquez já referiu que prefere o motor da Desmosedici GP24 em vez do novo motor V4 com especificação de 2025.
Aliás, informações saídas do paddock do Chang International ao longo do dia dão conta que a Ducati Lenovo Team tem vindo a utilizar menos componentes de 2025 nas suas motos. O que será um indicador de que a decisão dos pilotos de fábrica estará a favorecer a moto do ano passado. Ou pelo menos alguns componentes.
Leia também – MotoGP 2025: Tudo o que precisa saber do teste oficial de Buriram
E se calhar a razão para a indecisão da Ducati em homologar a Demosedici GP25 com as novas especificações tem alguma justificação.
Basta verificar que Alex Márquez (Gresini Racing), aos comandos de uma Desmosedici GP24, e que já tinha sido o mais rápido no teste de Barcelona no final do ano passado, foi o mais rápido no recente teste de Sepang, foi também o líder da tabela de tempos, pelo menos na sessão matinal.
O mais novo dos irmãos Márquez parou o cronómetro naquela que foi a sua melhor volta neste dia de teste oficial de Buriram precisando de mais 0.465s do que o seu irmão. Alex está assim a mostrar estar em grande forma, e colocou uma moto de 2024 em grande destaque novamente.
Aliás, a GP24 fabricada em Borgo Panigale também ocupa a terceira posição na tabela de tempos, pois Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), já durante a última hora de pista aberta, subiu três posições reclamando então para si o Top 3, quase a meio segundo de Marc Márquez (+0.499s).
Olhando para a tabela de tempos, refira-se que a Aprilia Racing mostrou finalmente ser capaz de fazer tempos competitivos.
Mesmo sem contar com aquele que será a sua maior estrela, o campeão Jorge Martín, que deverá regressar de lesão no GP da Tailândia no final do mês, tivemos hoje um Marco Bezzecchi a colocar a sua nova Aprilia RS-GP25 #72 entre os mais rápidos em pista, sendo então o 4º.
Convém não esquecer que a moto de Noale (e os seus pilotos) sofre sempre bastante quando as temperaturas em pista aumentam. Pelo que convém ter em conta a performance de Bezzecchi num dia como o de hoje.
Seguindo a lista dos mais rápidos, destacamos Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) que foi 5º, batendo de forma marginal o italiano Luca Marini (Honda HRC Castrol) que surpreendeu neste primeiro dia de teste oficial de Buriram, ficando à frente de outro piloto da marca japonesa, Johann Zarco (Castrol Honda LCR).
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Brad Binder (Red Bull KTM Factory) e Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) fecham as posições de Top 10, sendo de realçar que ao contrário do que vimos em Sepang, as Yamaha YZR-M1 não parecem estar tão competitivas. Pelo menos neste arranque de teste na Tailândia.
Quanto a Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha), o português da equipa satélite da casa de Iwata colocou a sua YZR-M1 #88 no 17º lugar da tabela de tempos. Fechou o dia com a sua melhor volta em 1m30.738s, o que deixa o Falcão a mais de 1,5 segundos do mais rápido em pista.
Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira em reação ao trabalho realizado neste dia escaldante no Chang International.
Resultados do 1º dia de teste oficial de Buriram de MotoGP (tempos combinados FP1 + FP2)
1 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m29.184s
2 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.649s
3 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m29.683s
4 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m29.794s
5 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m29.904s
6 – Luca Marini (Honda HRC Castrol) – 1m29.928s
7 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m29.961s
8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.028s
9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m30.041s
10 – Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) – 1m30.047s
17 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m30.738s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!