A Prima Pramac Yamaha Factory Team, a nova equipa satélite da casa de Iwata em MotoGP e onde a partir de 2025 teremos Miguel Oliveira como companheiro de equipa de Jack Miller, estará próximo de anunciar oficialmente um reforço em termos de patrocínios: a Alpine!
De acordo com a publicação online Autosport.com , a Alpine vai estar presente nas carenagens das YZR-M1 de Miguel Oliveira e Jack Miller. No entanto, vai dividir o espaço como patrocinador principal com a Prima, empresa de seguros italiana que já foi confirmada como patrocinador principal da Pramac Racing nesta nova aventura com a Yamaha em MotoGP.
A Alpine, divisão desportiva do fabricante de automóveis francês Renault e onde antes de regressar ao MotoGP com a Trackhouse Racing esteve Davide Brivio que trabalhou com Miguel Oliveira até final da passada temporada, compete com uma equipa na Fórmula 1, e a sua presença no MotoGP fica a dever-se à forte ligação pessoal que Paolo Campinoti, proprietário da Pramac Racing, tem com o CEO do grupo Renault, Luca de Meo.
Esta não será a primeira vez que Luca de Meo terá uma marca de automóveis que está sob a sua liderança a brilhar no MotoGP.
Na verdade, durante a sua liderança do grupo Fiat, vimos as carenagens das motos de fábrica da Yamaha ostentarem o logótipo da Fiat. Foi durante o período de 2007 a 2010 que os pilotos Valentino Rossi e Colin Edwards, e depois Jorge Lorenzo quando o espanhol subiu à categoria rainha, competiram pela equipa Fiat Yamaha.
Curiosamente, a sua marca fará novamente ‘dupla’ com a Yamaha YZR-M1, agora na equipa satélite Prima Pramac Yamaha Factory Team.
Para Luca de Meo a presença da Alpine no principal campeonato de motociclismo é fundamental para não só atrair clientes que comprem os seus automóveis desportivos, como também para expandir a área de negócios da Alpine que atualmente está em maior destaque na Fórmula 1 ou ainda no FIA WEC, o Mundial de Resistência de automóveis com a Alpine Endurance Team.
Também para Paolo Campinoti esta ligação ao mundo das quatro rodas não será uma estreia absoluta.
Basta recordar que em 2021 as Ducati de Jorge Martin e Johann Zarco ostentaram o logótipo da Fórmula 1, concretizando o interesse do seu amigo e CEO da F1, Stefano Domenicali, em realizar o ‘cruzamento’ entre os dois principais campeonatos mundiais do desporto motorizado.
Teremos agora de aguardar pela confirmação oficial deste possível novo patrocinador para a equipa de Miguel Oliveira.
E, caso se confirme, será antes do teste oficial de pré-temporada em Sepang, Malásia, que se realizará de 5 a 7 de fevereiro, que teremos a primeira oportunidade de ver como será a decoração das motos da equipa já com o patrocínio da Alpine.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!