MotoGP: Aprilia mostra RS-GP para 2021

A poucas horas de estrear a nova RS-GP em pista no Circuito de Losail, a Aprilia e a Gresini Racing Team promoveram à cerimónia de apresentação da moto e equipa.

A marca italiana revelou ontem a evolução da máquina com que irá disputar a temporada 2021 da classe rainha da Velocidade Mundial, a RS-GP para 2021. A cerimónia de apresentação decorreu ontem, véspera de Aleix Espargaró e Lorenzo Savadori se estrearem em pista na época 2021 que hoje se inicia.

O evento online da casa de Noale ficou marcado pela consternação que ainda se vive no seio da Gresini Racing Team pela perda do timoneiro da equipa, Fausto Gresini, que faleceu há pouco mais de uma semana vítima de Covid-19. Justamente por isso, a cerimónia de apresentação arrancou com vídeo de tributo ao patrão da equipa.

“Graças ao trabalho realizado durante o inverno e aos esforços do nosso departamento de competição, estamos convictos de que demos um grande passo em frente. Agora estamos ansiosos para ver como isso se traduzirá face aos nossos rivais. A nossa evolução é claro e isso dá-nos uma injeção de confiança. Os nossos engenheiros projectaram mais uma evolução de um projeto que tem um grande potencial”, afirmou Romano Albesiano, o responsável técnico da Aprilia..

O espanhol Aleix Espargaro mostrou-se entusiasmado em voltar à competição: “Pode parecer trivial, mas estou sempre animada com o início de uma nova temporada. Estou prestes a começar o meu quinto ano com a Aprilia, uma equipa que agora é uma segunda família. Na verdade, mal posso esperar para voltar a trabalhar. O primeiro contacto com a nova RS-GP foi positivo, a equipa trabalhou muito durante o inverno mas ainda há um longo caminho a percorrer. Espera-nos um campeonato exigente, cheio de compromissos, onde a preparação física e mental deve estar sempre ao mais alto nível. Estou mais preparado do que nunca ”.

Já o piloto estreante na disciplina e novo membro da equipa, Lorenzo Savadori, procura adaptar-se rapidamente ao desafio do MotoGP: “Só posso agradecer à Aprilia por esta grande oportunidade. Sei que tenho muito a aprender, a categoria é desafiadora e ainda é nova para mim. Os testes e corridas do ano passado permitiram-me começar a construir confiança com esta moto e estes pneus, mas é apenas um ponto de partida com muito espaço para melhorias. Vou tentar transformar a dor gerada pelo desaparecimento de Fausto, uma pessoa que acreditou muito em mim, em energia positiva. Sua determinação e seus ensinamentos me acompanharão nesta nova fase da minha carreira ”.