MotoGP – Calendário provisório para 2024 com Portugal incluído!

De acordo com o portal alemão SpeedWeek, o calendário provisório de MotoGP para 2024 terá 44 corridas e o Grande Prémio de Portugal está incluído!

Ainda há alguns dias aqui na Revista MotoJornal tínhamos deixado a indicação de que a Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) preparam-se para anunciar um calendário provisório para a temporada 2024 de MotoGP, calendário esse que terá o maior número de Grandes Prémios de sempre, e com o Autódromo Internacional do Algarve a receber o Grande Prémio de Portugal mais uma vez.

A acreditar nesta primeira informação ainda não oficializada, o AIA vai organizar o Grande Prémio de Portugal durante o fim de semana de 22 a 24 de março de 2024, sendo que será a segunda ronda da temporada, imediatamente após a abertura que vai acontecer no Grande Prémio do Qatar no renovado circuito de Losail, a 10 de março.

Esta é uma notícia muito positiva para os fãs portugueses de MotoGP e do motociclismo em geral, pois algumas críticas ao traçado perto de Portimão durante a edição de 2023 do GP de Portugal deixavam no ar a possibilidade do maior e melhor campeonato de motociclismo do mundo não visitasse o circuito algarvio no próximo ano.

Em pleno Grande Prémio da Índia, o portal alemão SpeedWeek avança mesmo com aquilo que será um calendário provisório de 2024 de MotoGP, confirmando as nossas suspeitas: teremos 22 Grandes Prémios e um recorde absoluto de 44 corridas na próxima temporada!

calendárioPara passarmos dos 20 desta temporada para os 22 Grandes Prémios de 2024, assistiremos à estreia do Grande Prémio do Cazaquistão e também ao regresso do Grande Prémio de Aragão.

No caso do GP do Cazaquistão, o novo circuito de Sokol deveria ter sido estreado este ano, mas um atraso nas obras e consequente atraso na homologação do traçado cazaque deixaram a Dorna e a FIM sem outra hipótese se não cancelar o Grande Prémio do Cazaquistão em 2023.

Porém, as obras no circuito de Sokol estarão terminadas, Carmelo Ezpeleta (CEO da Dorna) e Tome Alfonso (responsável de segurança de MotoGP) terão já visitado Sokol e confirmado que está pronto para ser homologado para receber a categoria rainha em 2024, fazendo assim a estreia absoluta.

Já o regresso do circuito Motorland Aragón ao calendário em 2024 terá sido garantido recentemente pelos responsáveis políticos da autarquia local.

Depois do Grande Prémio de Aragão ter ficado de fora este ano, o traçado espanhol voltará a ser visitado no próximo ano, e isso não significa que outro circuito ibérico vai sair do calendário conforme seria expectável tendo em conta a anunciada “rotação ibérica”.

calendárioNa verdade, todos os circuitos espanhóis – Jerez, Barcelona-Catalunha, Motorland Aragón e Ricardo Tormo em Valência – permanecem no calendário 2024 de MotoGP, o mesmo se passando com o Autódromo Internacional do Algarve, o que perfaz um total de cinco rondas na Península Ibérica.

Conforme já referimos, o GP do Qatar voltará a acolher a ronda de abertura da temporada. Este ano o circuito de Losail foi obrigado a ceder essa “honra” ao AIA, pois o circuito nos arredores da capital Doha foi alvo de renovações mais profundas, nomeadamente ao nível das instalações do paddock, que agora estará do lado esquerdo da reta da meta e não do lado direito.

Ao que tudo indica a Dorna e a FIM estão prontas para divulgar este primeiro esboço do calendário de MotoGP para 2024 em breve. Mais especificamente a meio da próxima semana. Apenas ainda não o fizeram pois aguardam a divulgação do calendário desportivo da Fórmula 1, de forma a evitarem um “choque” de datas entre as duas competições.

Calendário provisório de MotoGP para 2024

10 de março – Grande Prémio do Qatar – Losail (corrida noturna)
24 de março – Grande Prémio de Portugal – Autódromo Internacional do Algarve
7 de abril – Grande Prémio da Argentina – Termas de Río Hondo
14 de abril – Grande Prémio das Américas – Circuito das Américas
28 de abril – Grande Prémio de Espanha – Jerez Ángel Nieto
12 de maio – Grande Prémio de França – Le Mans
19 de maio – Grande Prémio da Catalunha – Circuito Barcelona-Catalunha
9 de junho – Grande Prémio de Itália – Mugello (poderá acontecer a 2 de junho)
23 de junho – Grande Prémio da Alemanha – Sachsenring
30 de junho – Grande Prémio dos Países Baixos – Assen
14 de julho – Grande Prémio do Cazaquistão – Sokol
4 de agosto – Grande Prémio da Grã-Bretanha – Silverstone
18 de agosto – Grande Prémio da Áustria – Red Bull Ring
1 de setembro – Grande Prémio de Aragão – MotorLand Aragón
8 de setembro – Grande Prémio de São Marino – Misano World Circuit Marco Simoncelli
22 de setembro – Grande Prémio do Japão – Motegi
29 de setembro – Grande Prémio da Malásia – Sepang
6 de outubro – Grande Prémio da Índia – Buddh International
20 de outubro – Grande Prémio da Austrália – Phillip Island
27 de outubro – Grande Prémio da Indonésia – Mandalika
3 de novembro – Grande Prémio da Tailândia – Buriram
17 de novembro – Grande Prémio da Comunidade Valenciana – Ricardo Tormo

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!