Com a temporada 2023 a aproximar-se cada vez mais do seu início, os pilotos e equipas de MotoGP desfrutam dos últimos dias de férias de inverno antes de darem início ao trabalho de preparação mais a sério tendo em vista a nova temporada do Mundial de Velocidade. E tudo vai começar com as apresentações das equipas!
Para os fãs portugueses, o grande interesse estará na apresentação oficial da equipa CryptoData RNF Aprilia. Tudo por causa de Miguel Oliveira, claro! O piloto português integra a equipa satélite da marca de Noale, mas já sabe que tem sobre si as atenções dos responsáveis da Aprilia Racing a pensar no futuro enquanto piloto da equipa de fábrica.
De acordo com o calendário provisório de apresentações das equipas de MotoGP 2023, ficaremos a conhecer as novas cores de Miguel Oliveira, e do seu companheiro de equipa Raul Fernandez, a 16 de março. Uma estrutura que será liderada pelo malaio Razlan Razali.
Porém, antes de ficarmos a conhecer as novas cores de Miguel Oliveira para a temporada 2023 de MotoGP, teremos diversas outras apresentações.
A primeira das quais será a da Monster Energy Yamaha. A equipa de fábrica da marca de Iwata, aliás, a única a competir com as YZR-M1 na próxima temporada, o que será uma dificuldade acrescida para a Yamaha visto contar apenas com dois pilotos para defender as “suas cores” e ajudar a desenvolver a moto, marcou a sua apresentação oficial para 17 de janeiro.
Alguns dias depois será a vez da Gresini Racing (21 de janeiro), que antecede a apresentação da Ducati Lenovo Team.
Em relação à equipa de fábrica da Ducati, destaca-se o regresso à estância de ski Madonna di Campiglio, nos Dolomitas. Este local foi durante muitos anos o centro de operações do arranque de cada temporada da equipa de MotoGP da Ducati, porém, desde 2013 que a estância de ski não era o cenário desta apresentação.
Na verdade, a Ducati Lenovo Team fará a revelação das novas cores e das motos de Francesco Bagnaia e Enea Bastianini juntamente com a equipa oficial do Mundial Superbike, a Aruba.it Ducati. Alvaro Bautista e Michael Ruben Rinaldi estarão também na neve italiana para uma apresentação inédita que decorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro.
Ainda em janeiro teremos a 25 desse primeiro mês do ano a apresentação da equipa Prima Pramac, que mantém os pilotos Jorge Martin e Johann Zarco. A Red Bull KTM Factory Racing será apresentada a 26 de janeiro, e depois teremos de aguardar um mês para ficar a conhecer as novas cores da Repsol Honda.
A 4 de março será a vez da nova equipa Tech3 GasGas Factory Team ser apresentada, com destaque para que esta será a única equipa a inscrever um piloto “rookie”: Augusto Fernandez, o atual campeão de Moto2 que sobe à categoria rainha e terá ao seu lado na equipa de Hervé Poncharal o veterano espanhol Pol Espargaró.
Ambos aos comandos das KTM RC16, mas decoradas com as cores da GasGas.
Este calendário de apresentações das equipas de MotoGP 2023 é provisório. Faltam ainda anunciar as datas dos eventos das equipas Aprilia Racing (Aleix Espargaró e Maverick Viñales), LCR Honda (Alex Rins e Takaaki Nakagami), e ainda a Mooney VR46 (Marco Bezzecchi e Luca Marini).
Calendário de apresentações das equipas de MotoGP 2023
17 de janeiro – Monster Energy Yamaha – Fabio Quartararo / Franco Morbidelli
21 de janeiro – Gresini Racing – Alex Márquez / Fabio di Giannantonio
23 e 24 de janeiro – Ducati Lenovo Team – Francesco Bagnaia / Enea Bastianini
25 de janeiro – Prima Pramac Ducati – Jorge Martin / Johann Zarco
26 de janeiro – Red Bull KTM Factory – Brad Binder / Jack Miller
25 de fevereiro – Repsol Honda – Marc Márquez / Joan Mir
4 de março – Tech3 GasGas Factory Team – Pol Espargaró / Augusto Fernandez
16 de março – CryptoData RNF Aprilia – Miguel Oliveira / Raul Fernandez
Data a anunciar – Aprilia Racing – Aleix Espargaró / Maverick Viñales
Data a anunciar – LCR Honda – Alex Rins / Takaaki Nakagami
Data a anunciar – Mooney VR46 – Marco Bezzecchi / Luca Marini
Fique atento a www.motojornal.pt pois estaremos a acompanhar em permanência todas as novidades de MotoGP em 2023, com especial destaque para a presença de Miguel Oliveira. A não perder!