MotoGP e Mundial SBK renovam com o circuito de Assen até 2031

Numa renovação dupla, o circuito de Assen garante lugar nos calendários de MotoGP e Mundial SBK até 2031.

assen

Para muitos circuitos (e países) garantir um lugar nos calendários de MotoGP e do Mundial Superbike (SBK) é uma questão de honra e orgulho, mas também a garantia de muitos milhões de euros envolvidos nesse negócio. Aliás, todos os anos os circuitos e diversos países “batalham” por garantir essa presença no calendário. Basta perceber que, por exemplo, os circuitos ibéricos, como o caso do Motorland Aragón, que está a realizar diversas obras de atualização e renovação, estão desesperadamente a tentar convencer a Dorna Sports a manter as suas provas no calendário procurando assinar novos acordos e terminando com a ideia da “rotação ibérica”.

E nesse sentido, foi hoje anunciada uma renovação em dose dupla, com o circuito de Assen a renovar tanto com o MotoGP como também com o Mundial SBK.

Num momento em que os campeonatos MotoGP e Mundial SBK começam a centrar as suas atenções em novos mercados e países, na procura de atrair mais fãs (e dinheiro a entrar nos seus cofres!), afastando-se dos circuitos europeus, o icónico circuito de Assen nos Países Baixos garantiu um acordo de longa duração que garante que até 2031 teremos os melhores pilotos do mundo a enfrentarem-se em intensas batalhas na icónica Catedral da Velocidade.

assenNo caso do MotoGP, a renovação funciona como uma antecipação por parte dos responsáveis do circuito neerlandês. O atual acordo para a realização do Grande Prémio dos Países Baixos estava em vigor até 2026. Porém, numa movimentação de antecipação, o acordo foi agora estendido até 2031.

Refira-se que no caso do Mundial de Velocidade, o circuito de Assen é o único a integrar o calendário desde a primeira temporada deste campeonato em 1949. Um circuito que ao longo dos anos nos proporcionou momentos inesquecíveis, em particular a chicane final a poucos metros da linha de meta.

No caso do acordo com o Mundial Superbike, esta renovação de longa duração permitirá que o campeonato continue a visitar este traçado icónico, algo que acontece desde 1992.

A propósito destes dois acordos hoje anunciados, Arjan Bos, responsável máximo pelo circuito de Assen, refere que “Estamos incrivelmente agradados com esta extensão do contrato, especialmente agora que o MotoGP se está a desenvolver em força. Reafirma o estatuto do circuito de Assen como um destaque no calendário do MotoGP. Estamos orgulhosos por continuar a construir o futuro do desporto motorizado em conjunto. O Mundial Superbike é uma data importante no nosso calendário. Devido à constante interação com os fãs, novos e velhos, podemos continuar a fazer crescer a base de fãs do desporto motorizado em geral. O Mundial SBK consegue sempre ser bastante apreciado pelos pilotos e público. Estamos orgulhosos por continuar a ser uma localização para este grande evento”.

Com estes acordos renovados sabemos agora que, salvo alguma situação excecional, teremos garantido o Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP e a uma ronda neste país do Mundial Superbike até 2031.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!