MotoGP: equipa satélite Yamaha começa a tomar forma

A Yamaha tem um acordo com o Circuito Internacional de Sepang, e este comprou os lugares da Angel Nieto Team em MotoGP.

Franco Morbidelli
Franco Morbidelli

Um dos assuntos da silly season ainda por resolver começa a tomar forma: a equipa satélite Yamaha. Desde que no início de Março a Tech 3 confirmou que ia passar a ter uma parceria com a KTM, que se especula sobre a equipa satélite da Yamaha.

Muitos rumores têm corrido no paddock, e com dois anúncios feitos hoje, essa equipa começa a tomar forma. Primeiro foi a Angel Nieto Team a anunciar que tinha chegado a um acordo com SIC – Sepang International Circuit; ao abrigo deste a equipa malaia ocupará o lugar da espanhola. Jorge Martinez Aspar fará parte da equipa como assessor desportivo.

Pouco depois foi a Yamaha a anunciar que tinha assinado um memorando de entendimento com o SIC; aos malaios a fábrica japonesa alugará motos para as temporadas de 2019, 2020 e 2021.

Os comunicados são curtos, concisos e sem divulgar pormenores. Mas vêm dar força ao rumores que falam de uma eventual equipa Petronas Yamaha. Porém, o facto de ter sido assinado para já um ‘memorando de entendimento’ e não um contrato, ainda, pode significar que há ainda muitas pontas soltas e que o projecto pode não avançar.

E os pilotos?

Para esta equipa fala-se em Franco Morbidelli e Dani Pedrosa como prováveis pilotos. Se sobre o italiano não existem muitas dúvidas, embora não seja ainda garantido, é sobre o espanhol que voltam a levantar-se algumas interrogações.

Pedrosa tinha inicialmente marcado uma conferência de imprensa para a véspera do GP da Catalunha para anunciar o seu futuro. Apareceu na conferência, mas apenas para pedir desculpa por, afinal, não ter qualquer novidade. O espanhol dava a entender que, ao contrário do que se suspeitava, não estava ainda a planear a retirada.

Dani Pedrosa
Dani Pedrosa

Na Holanda o espanhol ainda não tinha novidades, mas logo depois do GP em Assen, convocou no conferência de imprensa a realizar na véspera do GP da Alemanha. Ali o piloto diz que finalmente vai revelar o seu futuro. O espectro da retirada voltou a pairar sobre Pedrosa.

Aparentemente a decisão inicial do piloto da Honda já tinha sido tomada há muito tempo, e era a saída do campeonato. Porém, para não perder um dos nomes fortes do campeonato, a Dorna parece ter convencido Dani a esperar pelo projecto SIC/Yamaha. Depois de conversações, piloto e equipa não terão chegado a acordo, pelo que o anúncio de Dani Pedrosa previsto para Sachsrenring deverá ser o da sua retirada no final do ano.