Em véspera de ser conhecido o calendário de MotoGP para 2025, surgem mais novidades. No mesmo dia em que foi feito o anúncio oficial do GP de Portugal para os próximos dois anos, eis que surge uma informação que já rondava o paddock. O calendário de 2025 não incluirá o GP da Índia.
«A FIM, a IRTA e a Dorna Sports confirmam que o GP da Índia será incluído no calendário de MotoGP de 2026, e passa a ser um evento de reserva para 2025», começa por informar o comunicado oficial do campeonato.
E depois explica porquê: «Circunstâncias operacionais obrigaram o evento a ser adiado da sua posição inicial no calendário de 2025. Sem datas disponíveis mais perto do final da temporada, o Mundial de Velocidade vê-se assim forçado a regressar à Índia no início de 2026».
Vários adiamentos
O primeiro, e único, GP da Índia realizado até agora aconteceu de 22 a 24 de setembro de 2023, no Circuito Internacional Buddh.
Depois, foi agendado para a mesma data em 2024. Mas em maio deste ano foi anunciado o seu adiamento para março de 2025, por «considerações operacionais».
Isto apesar do então CEO do promotor ter garantido anteriormente que as obrigações contratuais iriam ser cumpridas. Havia que esperar pelo termino do processo eleitoral que decorria no país. As eleições terminaram, mas o GP da Índia foi adiado para o ano seguinte.
A data de 22 de setembro de 2024 foi posteriormente atribuída ao Cazaquistão, inicialmente agendado para 16 de junho. Este seria depois definitivamente cancelado, e acabou por ser substituído por um segundo GP no Misano World Circuit Marco Simoncelli, o GP da Emilia Romagna.
O GP da Índia esteve sempre rodeado de alguma polémica. Alegadamente, o seu promotor inicial, a Fairstreet acumulou uma dívida junto da Dorna Sports. Não havia consenso entre várias entidades indianas sobre quem deveria financiar o evento. Entretanto, foi a Invest UP, uma agência do governo do estado de Uttar Pradesh de fomento ao investimento na região, quem assumiu a responsabilidade do GP da Índia.
Em julho de 2024 a Dorna Sports e o governo do estado indiano de Uttar Pradesh, através da Invest UP, assinaram um contrato para a realização do GP da Índia nos próximos três anos, 2025, 2026 e 2027.
Agora chega o anúncio que, afinal, o GP da Índia fica fora do calendário de 2025.