Depois de muita incerteza, surge finalmente a boa notícia: o Autódromo Internacional do Algarve vai receber o Grande Prémio de Portugal de MotoGP nos próximos dois anos!
Depois de intensas negociações, estas parecem ter chegado a bom porto, com o AIA a garantir a verba necessária para assegurar o pagamento do ‘fee’ à Dorna de modo a assegurar a permanência no calendário em 2025 e 2026.
A AIA marcou uma conferência de imprensa para a próxima quarta-feira.
Será para fazer o anúncio oficial, precisamente na véspera do dia em que se espera a divulgação do calendário de MotoGP para 2025. Tudo indica que o GP de Portugal será um dos últimos da temporada, ou seja, provavelmente em outubro ou novembro.
MotoGP – Regresso à ‘Montanha Russa’
O Mundial de Velocidade visita Portugal desde 2000. Entre 2000 e 2012, o palco para o GP de Portugal foi o Autódromo do Estoril. Depois de um interregno, o campeonato regressou a Portugal. A partir de 2020 ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, receber o evento (incluíndo por duas vezes em 2021).
Por falta da verba necessária, o GP de Portugal de 2025 esteve em risco, mas os responsáveis do AIA não baixaram os braços e fomos todos recompensados com o regresso das MotoGP à ‘Montanha Russa’ de Portimão.
Com mais de 170 000 espetadores a passar pelo circuito em março passado para assistir ao GP de Portugal, este tornou-se no maior evento desportivo realizado no nosso país num recinto, e estima-se que tenha tido um impacto de 80 milhões de euros na economia local, para além da projeção da imagem do país no estrangeiro.