A temporada do Mundial de Velocidade acaba de levar outra machadada, com o cancelamento do GP do Japão. O anúncio foi feito esta manhã, e o GP do Japão é o sexto cancelamento devido à Covid-19. A ronda japonesa estava prevista para 16 a 18 de Outubro.
Para os construtores japoneses este é o grande prémio mais importante do ano. É a primeira vez de 1987 – ano do primeiro GP do Japão, em Suzuka – que a caravana do Mundial não vai ao Japão.
Apesar de marcado apenas para Outubro, Kaoru Tanaka, Presidente da Mobilityland, que gere o circuito de Motegi, explica o cancelamento: «A Mobilityland tem vindo a preparar o GP do Japão deste ano, no entanto a situação no Japão e na Europa é imprevisível, e a extensão das restrições às viagens internacionais é expectável. Em resultado das nossas discussões com a Dorna, concordámos que não temos alternativa senão cancelar o GP do Japão».
Concentrar a temporada na Europa
O cancelamento beneficia a estratégia da Dorna em realizar o máximo possível de eventos na Europa, como explica Carmelo Ezpeleta. «A FIM e a Dorna, depois ce consultada a IRTA e a MSMA, decidiu que, até meados de Novembro o Mundial permanecerá na Europa para realizarmos tantos eventos quanto possamos. Assim, os eventos fora da Europa, se forem possíveis, serão re-agendados para depois de meados de Novembro, que será demasiado tarde para se realizar o GP do Japão».
O Mundial regressará ao Japão em 2021. O primeiro GP em território japonês realizou-se a 29 de Março de 1987 no circuito de Suzuka. Randy Mamola, de Yamaha, foi o vencedor em 500 cc, e o wildcard Masaru Kobayashi (Honda) venceu em 250 cc (as 125 cc participaram pela primeira vez no GP do Japão em 1989).
Suzuka recebeu o GP do Japão entre 1987 e 2003, com uma interrupção em 1999, em que se realizou no recém construído Twin Ring Motegi. Entre 2000 e 2003 o Japão recebeu dois GPs por ano: do Japão em Suzuka e do Pacífico em Motegi. Após o acidente mortal de Daijiro Katoh em 2003, Suzuka saiu do calendário, e desde então o circuito de Motegi passou a ser a casa do GP do Japão.
Calendário com todas as alterações:
6-8 Março | Qatar | Losail | Realizado, apenas Moto2 Moto3 |
1-3 Maio | Espanha | Jerez-Angel Nieto | Adiado, sem data definida |
15-17 Maio | França | Le Mans | Adiado, sem data definida |
29-31 Maio | Itália | Mugello | Adiado, sem data definida |
5-7 Junho | Catalunha | Barcelona-Catalunha | Adiado, sem data definida |
Alemanha | Sachsenring | Cancelado | |
Holanda | Assen | Cancelado | |
Finlândia | Kymi Ring | Cancelado | |
16-19 de Julho | Espanha | Jerez-Angel Nieto | |
24-26 de Julho | Andaluzia | Jerez-Angel Nieto | |
7-9 Agosto | Rep. Checa | Brno | |
14-16 Agosto | Áustria | Red Bull Ring | |
Grã-Bretanha | Silverstone | Cancelado | |
11-13 Setembro | São Marino | Misano World Circuit | |
25-27 Setembro | Aragão | Motorland Aragon | |
2-4 Outubro | Tailândia | Chang Int. Circuit | Data original: 20-22 Março |
Japão | Motegi | Cancelado | |
Austrália | Phillip Island | Cancelado | |
30 Out.-1 Nov. | Malásia | Sepang | |
13-15 Novembro | Américas | CoTA | Data original: 3-5 Abril |
20-21 Novembro | Argentina | Termas de Rio Hondo | Data original: 17-19 Abril |
27-29 Novembro | Com. Valenciana | Ricardo Tormo | Data original: 13-15 Novembro |