MotoGP – Grande Prémio do Qatar não será abertura de 2023

O circuito de Losail sofre importantes remodelações que obrigam o Grande Prémio do Qatar a perder a honra de abrir a temporada 2023 de MotoGP.

Na próxima temporada o circuito de Losail que serve de cenário para o Grande Prémio do Qatar, não terá a honra de abrir a temporada de MotoGP. Tudo porque os responsáveis do traçado do Médio Oriente entendem que são necessárias obras de renovação de várias instalações do circuito, e isso impede a realização do GP do Qatar na data a que nos habituámos desde 2007.

Aquela que é a única corrida de MotoGP realizada à noite, deixa assim de abrir a temporada. As obras vão prolongar-se por vários meses, o que levará Losail a receber o paddock do Mundial de Velocidade já numa parte mais tardia do ano 2023.

A data ao certo ainda não está definida, até porque a Federação Internacional de Motociclismo ainda terá de definir o calendário provisório para o próximo ano.

QatarTambém não existe ainda informação de qual será o circuito que vai acolher o primeiro Grande Prémio de 2023.

As primeiras informações apontam para que seja o circuito indonésio de Mandalika, que este ano foi a segunda corrida precisamente após o GP do Qatar em Losail. Uma corrida de boa memória para Miguel Oliveira, que venceu na estreia das MotoGP no Grande Prémio da Indonésia.

Porém, esta ausência do GP do Qatar como ronda de abertura da temporada 2023 poderá ser a oportunidade ideal para os responsáveis da mundial testarem uma situação que há muito se fala. O Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island, habitualmente realiza-se na parte final do ano, e muitas vezes as condições climatéricas estão longe de ser as ideais.

Assim, poderíamos ver o Grande Prémio da Austrália passar para primeiro no calendário, esperando-se que nos primeiros meses de 2023 o circuito Phillip Island apresente melhores condições para as corridas do Mundial de Velocidade.

Ainda em relação ao circuito de Losail, e em particular às obras que serão aí realizadas, os responsáveis do circuito do Qatar revelam que as renovações serão extensas e incidem particularmente no paddock, bancadas e ainda demais instalações do circuito, de forma a que, tanto pilotos e equipas, como espectadores, possam desfrutar de um Grande Prémio do Qatar nas condições ideais e também que o circuito de mantenha atual e seja uma referência.