Num momento em que o MotoGP atravessa uma fase de enorme mudança a nível dos combustíveis, na procura de maior sustentabilidade da competição, ficámos hoje a saber que a Honda e o seu departamento de competição HRC prolongaram por mais duas temporadas a ligação com a espanhola Repsol.
Desta forma a Honda garante que até final de 2024 as motos da equipa de fábrica da marca japonesa em MotoGP vão continuar decoradas com as tradicionais cores e grafismos da Repsol, que, na realidade, já ocupam espaço de destaque nas Honda desde 1995 quando a Repsol aceitou ser patrocinador principal da Honda.
Nos últimos 28 anos a ligação Honda com a Repsol tem sido sinónimo de muitos títulos, recordes na categoria rainha, e a esperança é que esta renovação de patrocínio seja um “boost” para o fabricante japonês dar a volta a uma situação bastante complicada em termos de resultados, embora Marc Márquez, depois do seu regresso, esteja a conseguir disfarçar algumas lacunas na RC213V.
O objetivo para a próxima temporada é claro: voltarem a ser a equipa mais forte de MotoGP.
Neste caso a Honda e o HRC têm vindo a trabalhar para redesenhar a RC213V, e por outro lado a Repsol está a desenvolver novos tipos de combustível de forma a cumprir com os desígnios da Dorna e da Federação Internacional de Motociclismo. Relembramos que a partir de 2024 as motos da categoria rainha vão ter de utilizar gasolina que contém 40% de combustível de origem não fóssil, e em 2027 terá de ser 100% de origem não fóssil.
A entrada em cena de combustíveis sintéticos ou biocombustíveis permitirá à Honda e ao HRC maximizar a performance da moto japonesa, dando uso aos conhecimentos e desenvolvimentos da Repsol nesta área.
Em 2024 teremos então a celebração dos 30 anos de ligação entre a Honda e a Repsol.
Em reação a este momento importante para o projeto de MotoGP da Honda, Koji Watanabe, presidente do HRC, refere que “É com grande orgulho que continuamos mais uma vez a nossa colaboração com a Repsol, prolongando uma longa e frutuosa parceria. Não trabalhamos simplesmente como patrocinador e fabricante, somos uma verdadeira equipa com um profundo nível de colaboração técnica. Com as próximas mudanças nos regulamentos de combustível, ter um parceiro como a Repsol é fundamental. Mais uma vez, trabalharemos ao lado deles para alcançar o melhor desempenho e resultados possíveis. Juntos celebrámos bons dias e trabalhámos em conjunto para ultrapassar os maus – continuamos fortemente focados em regressar ao topo do Campeonato do Mundo e continuar a ser a referência nos domínios da tecnologia e da competição”.
Para o responsável máximo da comunicação e marketing da espanhola Repsol, Marcos Fraga, o prolongar da parceria até atingir uma ligação de três décadas com a Honda é algo que faz todo o sentido, ainda mais num momento em que MotoGP procura atingir uma competição mais sustentável através de novos combustíveis: “A Repsol orgulha-se de prolongar a nossa história de sucesso com a Honda. Esta colaboração foi, é e será histórica no mundo do motociclismo e um exemplo de inovação contínua, trabalho em equipa e melhoria. Nos nossos 28 anos de parceria enfrentamos muitos desafios juntos, mas agora temos uma meta ainda mais ambiciosa: voltar ao topo de forma mais sustentável. A Repsol trabalha há anos na descarbonização e no desenvolvimento de combustíveis renováveis como uma alternativa eficiente e sustentável para a mobilidade. Poder usar a competição de alto nível como campo de testes para nossos produtos nessas circunstâncias é um desafio ainda mais empolgante”.
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