MotoGP já é nosso e com Público!

Estão desfeitas todas as dúvidas: o Autódromo Internacional do Algarve vai ser o palco de encerramento da temporada de 2020 da MotoGP, uma prova que será aberta ao público!

Foi esta tarde confirmada, em Portimão, a realização da derradeira prova do Mundial de ‘MotoGP’ no Autódromo Internacional do Algarve. A prova que encerrará o campeonato de 2020 de MotoGP, terá lugar no fim de semana de 19 a 22 de novembro e com abertura parcial ao público. Também confirmada para decorrer no Algarve é a realização da Gala FIM, para entrega dos prémios aos campeões mundiais, que irá realizar-se na semana seguinte às corridas do Mundial.

Texto: Fernando Pedrinho Martins
Fotos: Victor Schwantz Barros

Com esta confirmação, o AIA consegue o pleno em ano de pandemia sanitária, somando ao Mundial de ‘Superbike’ os dois eventos mais cobiçados por qualquer organizador de provas motorizadas: os mundiais de Fórmula 1 e de ‘MotoGP’.

“Nós já tínhamos assinado com a Dorna um contrato para ser a corrida de substituição na Europa, assinado no final de 2018”, como nos disse ontem o administrador da pista internacional algarvia, Paulo Pinheiro, logo após a última prova do Mundial de ‘Superbike’. “A inspeção da pista já foi feita pelo Franco Uncini há cerca de três semanas atrás e temos o Miguel Oliveira num momento incrível de pilotagem que, penso, poderá lutar pela vitória aqui”.

Para Paulo Pinheiro este “é um prémio para todos os portugueses pela forma como se comportaram durante a pandemia. Por muito que se leia lá fora que Portugal tem um surto em Lisboa de Covid-19, mesmo assim os nossos números são incrivelmente mais baixos do que qualquer outro país. Temos aqui um grupo de ingleses a trabalhar já para a F1 e um deles disse-me que faleceram mais pessoas na rua onde vive, em Londres, que em todo o Algarve. Em Portimão tivemos, até hoje, um óbito por Covid-19!”.

Bilhetes à venda hoje!

Com a esperada corrida às bilheteiras e a presença dos técnicos da Direção Geral de Saúde durante o fim-de-semana para estudar e definir a distribuição do público, ou o volume de controlo, “estamos a contar ter autorização para 45.000 a 55.000 lugares”.

Quem quiser ver a corrida no circuito tem de ir ao sítio do AIA na internet e comprar os ingressos, a partir das 17.00 horas de hoje.

“Quinze dias antes da prova o bilhete será recebido em casa com um guia que identifica o lugar atribuído e um mapa que indica o percurso a tomar até ao circuito, o lugar de parqueamento e a hora e o local para apanhar o autocarro que o trará para o circuito e as respetivas portas de entrada. É um guia completo de um procedimento que todos terão de cumprir para garantir a segurança de todo o público e dos que já cã estão. Temos de cumprir escrupulosamente as orientações da DGS, da Dorna e do circuito, pois não podemos esquecer que ainda estamos sob o efeito de uma pandemia sanitária mundial”.

A boa notícia é que os bilhetes comprados em grupo serão atribuídos lugares juntos, algo a ter em conta por famílias ou grupos de amigos que queiram vibrar com as emoções da ‘MotoGP’ em conjunto.

Novo asfalto

Já a partir de Setembro a pista do AIA será toda fresada e receberá uma nova camada de asfalto de quatro centímetros de espessura. “Será o mesmo tapete betuminoso mas com um agregado ligeiramente mais duro para tornar o piso um pouco menos compreensível. Aqui no Algarve o asfalto aquece muito calor sob o sol e ganha alguma flexibilidade que vamos tentar retirar”.

A adjudicação será efetuada ainda esta semana, a uma empresa nacional, e as vantagens principais serão a eliminação das irregularidades do piso, juntas de asfalto e remendos das zonas mais antigas. “Vamos ficar com um piso muito mais liso, com um nível de aderência inicial muito elevado. Os tempos por volta vão baixar e o consumo de pneus vai aumentar substancialmente”, com um aumento previsível da abrasividade do piso.

Ocupação em subida

Depois do ‘tsunami’ Covid-19, que viu a maior parte dos contratos cancelados devido à pandemia, “passámos de zero para 20% de ocupação, quando voltámos em maio. Realizámos a primeira corrida internacional em Junho e fechamos 16 corridas até ao final do ano. Já temos apresentações mundiais agendadas para 2021 e cerca de 60% do calendário fechado para o próximo ano”, revelou-nos o diretor executivo do circuito do sul do país.

Apoios indispensáveis

O sucesso da equipa liderada por Paulo Pinheiro logra desta forma um projeção mundial ainda maior e até inesperada há algum tempo atrás. “O circuito, a região e o país não conheciam nada com esta dimensão desde o Euro 2004”, referiu o natural de Portimão.

“Num ano em que todos os grandes eventos mundiais foram cancelados ou realizados à porta fechada, como os Jogos Olímpicos e os diversos campeonatos mundiais, o fato de realizares dois dos grandes eventos mundiais com público, mais a final da ‘Champions’ em Lisboa, passa para o mundo uma imagem de que estamos a fazer algo muito bem. É uma prova de confiança para todos nós e temos de merecê-la, temos de nos portar bem e fazer como a ‘mulher de César’. Seremos intransigentes com o cumprimento das regras sanitárias e protocolos de segurança”.

Três entidades associaram-se ao projeto entendendo a dimensão de todas estas realizações em solo pátrio. “A Presidente da Câmara Municipal de Portimão foi um ‘motor’ indispensável desde o primeiro momento, tal como a Secretária de Estado do Turismo e a Secretaria de Estado do Desporto. ‘Compraram’ a ideia do projeto e o quão fundamental será para Portugal, percebendo a enorme dimensão do impacto em termos económicos e de recuperação da indústria do turismo para o país”.

Todos os que tiveram envolvidos nestas conquistas estão de parabéns e mal podemos esperar por Novembro para a romaria ao circuito do Sítio do Escampadinho.