Agora que estamos num período de pausa no calendário de 2024 de MotoGP mais prolongado, pois a próxima ronda será no final do mês nos Países Baixos, a verdade é que pilotos e equipas da categoria rainha apressam-se para ultimar os detalhes de novos contratos. E no centro das atenções neste momento encontramos Marc Márquez e Enea Bastianini.
No seguimento da oficialização da contratação de Jorge Martin pela Aprilia Racing, diversas negociações de outros pilotos avançaram bastante mais rapidamente.
O principal destaque é Marc Márquez. O oito vezes campeão mundial, tal como já tínhamos adiantado ontem, é o piloto escolhido pela Ducati Lenovo Team para ocupar o lugar que ainda está livre ao lado de Francesco Bagnaia na equipa de fábrica.
A Revista Motojornal pode avançar, de acordo com informações que conseguimos obter nas últimas horas, que Marc Márquez está a pouco tempo de ser oficializado como novo piloto da Ducati Lenovo Team para 2025. A marca italiana preferiu optar pelo veterano espanhol em vez de Jorge Martin, como tudo indicava, e esse recuo nas intenções por parte dos responsáveis de Borgo Panigale levou a Aprilia Racing a ‘atacar’ o líder do campeonato e roubar Martin à Ducati.
Márquez, que avisou a marca italiana que não quer competir na Prima Pramac mesmo tendo ao seu dispor uma moto oficial na estrutura satélite, vai assim concretizar os seus intentos e vai vestir de vermelho, tornando-se no novo companheiro de equipa de Bagnaia na equipa de fábrica.
A confirmação, tudo indica, está muito perto de acontecer. Até porque Gigi Dall’Igna, diretor desportivo da Ducati Corse, avançou ontem no final do teste de Mugello que a Ducati pretende anunciar o novo piloto o mais rápido possível, e acrescentou ainda que o resultado de Enea Bastianini no Grande Prémio de Itália, o 2º lugar, não altera em nada a decisão da marca italiana.
Uma clara declaração de intenções por parte da Ducati Corse e que ‘selou’ o futuro de Enea Bastianini longe da Ducati.
E precisamente Bastianini está também a ser um dos pilotos muito perto de ver o seu futuro ser oficializado.
O seu agente Carlo Pernat, uma das personagens mais conhecidas do paddock de MotoGP, avançou mesmo que o piloto que representa vai ser piloto da Tech3. O empresário afirmou mesmo que “O Enea Bastianini vai estar numa KTM oficial no próximo ano”, apontando para a integração na equipa Tech3.
Há algumas informações que apontam para que a equipa satélite deixe de ostentar o nome GasGas como tem vindo a acontecer, regressando à KTM. Uma situação que não está confirmada.
Mas mesmo que mantenha a denominação GasGas, e relembrando o que foi dito por Pit Beirer quando a Tech3 passou a ser GasGas e não KTM, que as motos da estrutura de Hervé Poncharal são as RC16 oficiais, o que agora é avançado por Carlo Pernat acaba sempre por ser verdade pois as motos da Tech3 são as KTM RC16 iguais às da equipa de fábrica da KTM. Isto se acreditarmos no que foi dito pelo diretor desportivo da KTM.
Seja como for, tudo indica que nas próximas horas teremos mais movimentações de mercado de pilotos de MotoGP, com as confirmações oficiais da contratação de Marc Márquez por parte da Ducati Lenovo Team e de Enea Bastianini para a Tech3 para passar a pilotar uma KTM RC16 oficial.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!