O GP Octo Di San Marino e Della Riviera Di Rimini, em Misano, foi palco de mais uma luta final bem acesa, desta vez entre Marc Márquez e Fabio Quartararo.
Foi praticamente uma reedição do sucedido nas últimas duas rondas do MotoGP, mas com alterações nos protagonistas e no desfecho. Ou seja, Marc Márquez desta vez levou a melhor, e foi Fabio Quartararo quem acabou por perder a vitória nos últimos instantes da corrida.
Inicialmente, na saída para as 27 voltas do GP de São Marino, o domínio foi da Yamaha, com Viñales a conseguir manter a primeira posição na primeira curva, seguido pelos dois homens da Petronas Yamaha SRT na 2ª e 3ª posição. Contudo, Marc Márquez antes de cumprir a primeira volta já tinha conseguido colocar-se no terceiro lugar.
Depois, à segunda volta, um decidido Fabio Quartararo acelerou para a liderança da corrida, tomando o lugar a Maverick Viñales, que um pouco mais à frente viria a ceder novamente uma posição para Márquez.
E, portanto, foi nesta sequência de posições que estes três pilotos se mantiveram até à derradeira volta da prova em Misano. Entretanto, assistiu-se a um Marc Márquez, volta após volta, a conceder, mas a controlar o espaço do piloto francês. Este que seguia na frente sem cometer erros e a segurar bem a pressão da liderança da corrida.
Final sensacional
Apesar de ser o mais prudente para as contas do campeonato, adivinhava-se que o actual campeão do mundo não se iria contentar com uma 2ª posição. Tudo indiciava pela dinâmica de corrida que o espanhol iria tentar dar “a provar do mesmo veneno” que o fez perder os últimos dois GP.
E assim aconteceu na derradeira volta, mas com o rookie da Yamaha SRT ainda a dar boa réplica, visto que depois de ser ultrapassado pelo piloto da Honda uma primeira vez, ainda conseguiu recuperar a posição. Todavia era Marc Márquez que estava ali e no último sector, o espanhol voltou a passar o jovem piloto de 20 anos e acelerar rumo à vitória final.
Maverick Viñales foi terceiro, Valentino Rossi foi quarto e Morbidelli conseguiu a 5ª posição, oferecendo à Yamaha um pleno no Top 5.
Miguel Oliveira, que ainda não está fisicamente a 100%, arrancou para esta corrida com o propósito de tentar chegar aos pontos, como o próprio referiu antes de sair para o Warm Up. Todavia à passagem da 8ª volta teve uma queda, mas mesmo assim, o piloto português conseguiu recuperar a sua moto e voltar à pista para terminar a corrida na 16ª posição.
Estes são os resultados da corrida de São Marino em MotoGP:
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | País | Equipa | Moto | Km/h | Tempo |
1 | 25 | 93 | Marc MARQUEZ | SPA | Repsol Honda Team | Honda | 161.3 | 42’25.163 |
2 | 20 | 20 | Fabio QUARTARARO | FRA | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 161.3 | +0.903 |
3 | 16 | 12 | Maverick VIÑALES | SPA | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 161.2 | +1.636 |
4 | 13 | 46 | Valentino ROSSI | ITA | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 160.5 | +12.660 |
5 | 11 | 21 | Franco MORBIDELLI | ITA | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 160.5 | +12.774 |
6 | 10 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | ITA | Ducati Team | Ducati | 160.5 | +13.744 |
7 | 9 | 44 | Pol ESPARGARO | SPA | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 160.1 | +20.050 |
8 | 8 | 36 | Joan MIR | SPA | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 159.9 | +22.512 |
9 | 7 | 43 | Jack MILLER | AUS | Pramac Racing | Ducati | 159.7 | +26.554 |
10 | 6 | 9 | Danilo PETRUCCI | ITA | Ducati Team | Ducati | 159.4 | +31.456 |
11 | 5 | 5 | Johann ZARCO | FRA | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 159.3 | +32.388 |
12 | 4 | 41 | Aleix ESPARGARO | SPA | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 159.2 | +34.477 |
13 | 3 | 53 | Tito RABAT | SPA | Reale Avintia Racing | Ducati | 159.1 | +35.325 |
14 | 2 | 99 | Jorge LORENZO | SPA | Repsol Honda Team | Honda | 158.4 | +47.247 |
15 | 1 | 55 | Hafizh SYAHRIN | MAL | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 157.5 | +1’02.280 |
16 | 88 | Miguel OLIVEIRA | POR | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 157.2 | +1’07.831 | |
17 | 17 | Karel ABRAHAM | CZE | Reale Avintia Racing | Ducati | 156.1 | +1’24.666 | |
18 | 30 | Takaaki NAKAGAMI | JPN | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 152.8 | 1 volta | |
Abandonos | ||||||||
35 | Cal CRUTCHLOW | GBR | LCR Honda CASTROL | Honda | 159.3 | 5 voltas | ||
51 | Michele PIRRO | ITA | Ducati Team | Ducati | 158.0 | 6 voltas | ||
42 | Alex RINS | SPA | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 160.0 | 12 voltas | ||
63 | Francesco BAGNAIA | ITA | Pramac Racing | Ducati | 158.5 | 16 voltas |