MotoGP – Pirelli será fornecedora dos pneus em Moto2 e Moto3

A Pirelli foi confirmada como fornecedor exclusivo de pneus para as categorias Moto2 e Moto3 a partir de 2024 e até 2026.

Apesar de muitos fãs do Mundial de Velocidade manifestarem a sua vontade em ver outros fabricantes de pneus entrarem em categorias como MotoGP, Moto2 e Moto3, permitindo assim a cada equipa escolher a marca de pneus que acreditar ser a mais acertada para a sua moto, a verdade é que a Dorna continua a acreditar que é necessário um fornecedor único de pneus em cada categoria. E agora ficámos a saber que a partir de 2024 haverá uma grande novidade: a Pirelli foi escolhida pelo promotor do campeonato para fornecer, em exclusivo, os pneus para as categorias Moto2 e Moto3.

O anúncio do acordo foi divulgado hoje e foi ainda confirmado que este acordo será válido até final da temporada 2026, com a marca italiana a substituir assim a Dunlop.

Mas as reuniões entre os responsáveis da Dorna e a cúpula da Pirelli Motorsport, que aconteceram durante os mais recentes Grandes Prémios de MotoGP antes da pausa de verão, deixavam antever que alguma coisa estava a ser preparada.

De acordo com as informações oficiais, a Pirelli irá entregar às equipas das categorias Moto2 e Moto3 o seu pneu Diablo Superbike Slick, o que representa mais um exemplo do que a marca italiana define como estratégia de “Vendemos aquilo com que competimos, competimos com aquilo que vendemos”.

pirelliNuma análise de certa forma mais técnica, a chegada da Pirelli às duas categorias que integram o campeonato MotoGP, permitirá à equipa liderada por Giorgio Barbier aprofundar o desenvolvimento de compostos e tecnologias aplicadas aos pneus Pirelli.

Esta é também uma forte aposta do fabricante de pneus. Recordamos que a Pirelli já fornece, em exclusivo, diversas competições que levam os mais jovens talentos a sonhar com a subida ao MotoGP: Mundial FIM JuniorGP (que este fim de semana visita o Autódromo Internacional do Algarve), Idemitsu Asia Talent Cup, Northern Talent Cup, a bem conhecida Red Bull Rookies Cup, e ainda o FIM MiniGP World Series.

Convém também não esquecer a presença da Pirelli noutros campeonatos mundiais como são os casos do Mundial Superbike e Supersport.

Apesar de confirmar a sua entrada nas categorias Moto2 e Moto3, a Pirelli não apresentou ainda quaisquer detalhes relativos aos pneus Diablo Superbike Slick que serão usados nestas competições. Teremos de aguardar mais algum tempo até se perceber melhor o que haverá em termos de novidades técnicas nos pneus italianos que vão substituir os atuais Dunlop.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades de MotoGP. A não perder!