MotoGP Qatar 2024 – Miguel Oliveira tem de passar pela Q1

O Treino desta manhã de sábado mostrou um Miguel Oliveira mais rápido, mas a ter de passar pela Q1 de MotoGP. Alex Márquez é o mais rápido.

Com a alteração ao programa do Grande Prémio do Qatar, motivada pela chuva que ontem decidiu aparecer no circuito de Losail, os pilotos de MotoGP tiveram esta manhã de sábado de realizar o Treino e não o Treino Livre 2 (disputado na noite de ontem), discutindo assim as dez melhores posições na tabela de tempos para perceber quem iria passar direto à Qualificação 2.

Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) esteve em destaque nesta sessão que teve a duração de 45 minutos.

O piloto português chegou mesmo a liderar a tabela de tempos quando estávamos a cerca de 15 minutos do fim do Treino de MotoGP. Um bom indicador, até porque nesse momento já estava a rodar bem perto daquele que tinha sido o seu melhor registo nos testes de pré-temporada no Qatar.

Até ao fim do Treino, e pese embora tenha conseguido rodar ainda mais rápido, registando a sua melhor volta em 1m51.578s, Miguel Oliveira acabou por descer na classificação, chegando a sonhar com a passagem direta à Q2 a poucos minutos da bandeira de xadrez, ao regressar ao “Top 10”, mas essa foi uma situação passageira porque com mais pilotos a melhorarem os seus tempos, o português da Trackhouse Racing veio a terminar em 12º e, por isso, tem de enfrentar a Qualificação 1 de MotoGP.

Quanto aos mais rápidos, e agora com o piso seco a permitir aos pilotos da categoria rainha levarem as suas motos aos limites, e para surpresa de todos, acabou por ser o espanhol Alex Márquez (Gresini Racing) a assumir a posição de topo na tabela de tempos.

O piloto da equipa de Nadia Padovani rodou em 1m51.108s, uma volta fantástica para o mais novo dos irmãos Márquez, que conseguiu mesmo bater o favorito Jorge Martin (Prima Pramac Racing), com Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) a posicionar mais uma Ducati no “Top 3”, seguindo-se o campeão do mundo de MotoGP, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e com Maverick Viñales (Aprilia Racing), que começou a sessão de Treino a sofrer um problema mecânico na sua Aprilia RS-GP24, a ser o melhor piloto fora da esfera Ducati.

Uma bandeira amarela no primeiro setor, já nos segundos finais da sessão, devido a queda de Jack Miller (Red Bull KTM Factory), impediu muitos pilotos de tentar um derradeiro ataque ao cronómetro.

Destaque ainda nesta sessão que definiu a passagem direta à Q2 para a presença de Pedro Acosta. O “rookie” espanhol da Red Bull GasGas Tech3 já tinha sido rápido no primeiro dia, e hoje foi 6º, e consegue, logo no seu Grande Prémio de estreia, ser um dos dez pilotos a passar direto à Q2 de MotoGP.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!