Foi hoje confirmado oficialmente que nas próximas duas temporadas, ou seja, em 2025 e 2026, o maior campeonato de motociclismo de velocidade do Mundo irá arrancar no sudeste asiático. Isto porque a Dorna Sports anunciou que o Grande Prémio da Tailândia será a ronda inaugural, substituindo assim o Grande Prémio do Qatar que, por norma, tem sido a opção dos organizadores do MotoGP para arranque de temporada.
Será então no circuito Chang International em Buriram que se vão disputar as primeiras vitórias nos próximos dois anos, com o Grande Prémio da Tailândia a estar previsto acontecer em 2025 entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.
Esta é a primeira vez em mais de 25 anos que o MotoGP irá começar o ano a competir no sudeste asiático, um mercado gigantesco para o mundo das duas rodas em geral, mas, principalmente, para a intenção dos proprietários do campeonato em fazer crescer audiências.
Com milhões de motos na estrada e outros tantos milhões de fãs de MotoGP extremamente apaixonados pelo desporto e pelos pilotos, o GP da Tailândia tem vindo a demonstrar ser um ‘cenário’ de eleição para os fabricantes, mas também para todas as marcas e patrocinadores envolvidos no campeonato e no evento tailandês.
De acordo com os números revelados oficialmente, desde que o GP da Tailândia fez a sua estreia no calendário de MotoGP, em 2018, e somando o número de fãs que acorreram ao circuito ao longo das quatro edições deste Grande Prémio que já se realizaram, mais de 800 mil pessoas assistiram no circuito de Chang International em Buriram às corridas de MotoGP, Moto2 e Moto3.
Em reação a esta novidade no calendário de MotoGP, Gongsak Yodmani, governador da Autoridade Desportiva da Tailândia, refere que “Reconhecemos os inúmeros benefícios de ser o arranque da temporada. Isto apresenta uma oportunidade significativa para aproveitar um evento desportivo de categoria mundial para estimular a economia e gerar lucros substanciais em linha com a política de Turismo e Desporto. Um dos fatores que vai tornar a temporada 2025 particularmente excitante será a mudança dos pilotos entre equipas. Isto irá cativar, sem dúvida, os fãs de MotoGP que estarão ansiosamente a antecipar ver os melhores pilotos nas novas motos pela primeira vez no Chang International. Em nome da Autoridade Desportiva da Tailândia, quero expressar a minha gratidão à Dorna Sports e assegurar que a Tailândia está preparada em todos os aspetos para acolher a ronda inaugural em 2025 e 2026”.
Quem também não deixou passar a oportunidade de reagir a esta confirmação no calendário para as próximas duas temporadas de MotoGP, foi Carmelo Ezpeleta.
O CEO da Dorna Sports destaca que “O Sudeste Asiático é um dos nossos mercados mais importantes, tanto para o desporto como para as fábricas e parceiros. Assim que Buriram se juntou ao calendário, tornou-se instantaneamente num evento favorito. É fácil de entender porquê: é um sítio fantástico para desfrutar de MotoGP, com um layout desenhado para mostrar o melhor da competitividade das corridas. Estamos entusiasmados por regressar mais à frente este ano e depois regressar em 2025 para uma ronda inaugural histórica”.
Faltará saber, assim que for divulgado o calendário provisório de MotoGP para a próxima temporada, quando é que se realizará o Grande Prémio do Qatar no circuito de Losail, uma ronda que tem sido a primeira do ano, e que paga à organização do campeonato um valor adicional para garantir que tem mesmo a honra de ser a ronda inaugural.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!