MotoGP Teste Barcelona – Miguel Oliveira 17º no primeiro dia com a Yamaha da Pramac

Miguel Oliveira teve a primeira oportunidade de pilotar a sua nova M1 da Prima Pramac Yamaha Factory Team no teste de Barcelona.

Miguel Oliveira
Foto @ Gold & Goose / Red Bull

Depois de um dia de descanso, os pilotos e equipas de MotoGP regressaram ao asfalto do circuito Barcelona-Catalunha para participar no primeiro teste a contar para a pré-temporada de 2025. Uma oportunidade única para os pilotos que trocam de equipa e marca puderem sentir o que valem as suas novas motos. E um desses pilotos foi Miguel Oliveira.

Depois de se despedir da Trackhouse Racing e da Aprilia RS-GP24 com que terminou a temporada em 15º na classificação de MotoGP, o piloto português teve o primeiro contacto com a Yamaha YZR-M1 da equipa Prima Pramac Yamaha Factory Team.

Este é o terceiro protótipo diferente que Miguel Oliveira utiliza na sua passagem pela categoria rainha, e embora seja apenas um teste, vale a pena destacar que Miguel Oliveira fechou o dia com o 17º tempo.

Na estreia com a Yamaha M1, o piloto português conseguiu parar o cronómetro em 1m40.138s, sendo que a sua melhor volta foi obtida à 55ª de um total de 60 voltas que completou neste teste de Barcelona de MotoGP. Ficou a 1,3 segundos do melhor tempo.

O piloto mais rápido em pista foi Alex Márquez (Gresini Racing), que conseguiu a melhor volta do dia cortesia de um tempo de 1m38.803s, um registo suficiente para deixar atrás de si o francês Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), enquanto o italiano Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) fez 3º a quase seis décimas do mais novo dos irmãos Márquez.

Num dia em que muitos pilotos se estrearam nas novas equipas e motos, sendo que muitos saborearam o amargo sabor do asfalto e escapatórias do circuito catalão enquanto procuravam pelos limites, destaque para o novo campeão de MotoGP, Jorge Martin.

O campeão, que se mudou para a Aprilia Racing, foi o 11º mais veloz, e foi um dos muitos que sofreram quedas. Uma das mais ‘espetaculares’ foi a de Enea Bastianini, agora na Red Bull KTM Tech3, que não evitou uma queda na curva 5 e que deixou a sua RC16 totalmente destruída.

Quanto aos recém-chegados à categoria MotoGP, Fermin Aldeguer (Gresini Racing) foi o melhor dos estreantes com o 20º tempo, sendo que imediatamente atrás do espanhol ficaram Ai Ogura, o campeão de Moto2 que compete agora pela Trackhouse Racing, enquanto Somkiat Chantra foi 22º, ele que ocupa o lugar deixado vago por Takaaki Nakagami na Idemitsu Honda LCR.

Os protótipos das diferentes marcas também deixaram antever muitas novidades para 2025. E sobre essas novidades técnicas de cada moto iremos publicar um artigo em separado.

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