MotoGP – Trackhouse Racing anuncia Ai Ogura

O piloto japonês Ai Ogura foi confirmado oficialmente como novo piloto da Trackhouse Racing para MotoGP até final de 2026.

No dia que antecede o arranque do Grande Prémio da Áustria – clique aqui para ver os horários completos –, o puzzle de MotoGP continua a ficar preenchido com uma nova peça a encaixar no seu lugar: Ai Ogura.

O piloto japonês que atualmente discute o título de Moto2 (é o 2º classificado) vai ser o novo piloto da Trackhouse Racing para as próximas duas temporadas. Isto significa que teremos Ai Ogura na equipa americana em 2025 e 2026.

Esta temporada temos visto Ai Ogura ser um dos grandes destaques da categoria intermédia do Mundial, integrando a equipa MT Helmets MSI. Já leva duas vitórias e tem boas perspetivas de lutar pelo título Moto2 até final de 2024, confirmando assim o talento e rapidez que há muito se lhe reconhecem, mas, por uma razão ou outra, nunca confirmou totalmente.

As suas exibições esta temporada despertaram a atenção dos responsáveis da Trackhouse Racing, nomeadamente Davide Brivio e o dono da equipa Justin Marks.

Sabendo da saída de Miguel Oliveira, com o piloto português a preferir seguir a sua carreira em MotoGP numa nova equipa (tudo indica que seja a Pramac Yamaha), a Trackhouse Racing viu-se na necessidade de contratar um segundo piloto para fazer par com o espanhol Raul Fernandez.

Ai Ogura era um dos nomes ‘em cima da mesa’, e a sua chegada ao MotoGP através da equipa americana não deixa de ser algo surpreendente, pois muitos acreditavam que o jovem japonês há muito estava destinado a ser o sucessor de Takaaki Nakagami como piloto da Honda, e nesse caso da equipa LCR.

“Primeiro, queria agradecer a todas as pessoas que fazem parte deste projeto e todos os que me apoiaram. Claro, isto é um sonho! O último passo a dar. MotoGP é o nível máximo que podemos atingir, por isso estou obviamente muito feliz por chegar lá. Estou muito feliz por competir na categoria de topo e mal posso esperar por o fazer com a Trackhouse Racing. Agora tenho de pensar no campeonato Moto2. Vou tentar terminar da melhor forma que conseguir e chegar bem preparado em 2025. Obrigado a todos e vemo-nos no próximo ano!”, referiu o piloto japonês no momento da oficialização da sua subida ao MotoGP com a Trackhouse Racing.

Por outro lado, a equipa americana não esquece o piloto português Miguel Oliveira, que, assim, fica oficialmente fora da equipa liderada por Justin Marks, e a qual ofereceu ao português uma renovação de contrato, mas que não foi suficiente para convencer o #88 a permanecer aos comandos de uma Aprilia RS-GP.

Para além de agradecer a contribuição de Miguel Oliveira neste primeiro ano da equipa em MotoGP, a Trackhouse Racing realça que, quando faltam 10 Grandes Prémios para o fim da temporada 2024, tudo fará para continuar a ajudar Miguel Oliveira a atingir os melhores resultados, desejando ao piloto luso sorte para o seu futuro.

Esse futuro passará pela assinatura de um contrato de dois anos com a Pramac Yamaha, a nova equipa satélite da Yamaha em MotoGP, o que permitirá a Miguel Oliveira pilotar uma terceira moto diferente depois de competir pela KTM e Aprilia.

Aguardamos agora que Miguel Oliveira confirme oficialmente o seu futuro, o que já não deverá demorar muito tempo.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!