MotoGP – Viñales e Bastianini assinam pela Red Bull KTM Tech3

Maverick VIñales será companheiro de equipa de Enea Bastianini na Red Bull KTM Tech3 a partir da temporada 2025 de MotoGP.

Conforme era esperado, esta pausa de competição mais prolongada antes do Grande Prémio dos Países Baixos no final de junho está a ser aproveitada por pilotos e equipas de MotoGP para confirmarem os seus futuros. Desta feita o anúncio oficial de novo contrato é a duplicar: Maverick Viñales e Enea Bastianini assinam pela Red Bull KTM Tech3.

Com a KTM a apostar cada vez mais forte no seu projeto de MotoGP, a partir de 2025 teremos uma estrutura global que envolverá a equipa de fábrica e a equipa satélite.

Isto porque, como foi hoje confirmado, e para além dos pilotos, a Tech3 de Hervé Poncharal deixa de se vestir com as cores da GasGas como acontece atualmente e regressa às cores ‘laranja’ da KTM. A equipa é rebatizada de Red Bull KTM Tech3 e, mais importante, terá ao seu dispor um par de KTM RC16 oficiais.

Isto significa que tanto Maverick Viñales como Enea Bastianini vão estar aos comandos de motos com especificação de fábrica, como as que vão ser pilotadas por Brad Binder e Pedro Acosta na Red Bull KTM Factory.

Duas equipas com material igual e, agora, com pilotos que no entender dos responsáveis da KTM farão duas duplas muito fortes e que ajudarão a elevar o patamar de competitividade da marca austríaca rumo ao objetivo há muito definido que será a conquista dos títulos de piloto e construtor em MotoGP.

red bull ktm tech3

Para Maverick Viñales, e depois de ver a Aprilia Racing apostar tudo na contratação de Jorge Martin, o que, nas palavras do piloto de Roses “Foi um abrir de olhos”, dando a entender na altura que não tinha ficado satisfeito com essa contratação pois demonstrava uma certa falta de fé por parte de Noale nas suas capacidades para ser o líder incontestado do projeto, a mudança a partir de 2025 para a Red Bull KTM Tech3 será uma nova experiência.

O piloto espanhol, que continua a perseguir o sonho de ser campeão da categoria rainha após tantos anos na categoria e de ter competido por equipas de fábrica, já venceu por três fabricantes diferentes. Viñales é mesmo o único piloto até ao momento a conseguir vencer por três fabricantes na era MotoGP.

Assim, a partir da próxima temporada poderá tentar subir a fasquia e tornar-se no primeiro a vencer por quatro fabricantes diferentes.

Quanto a Enea Bastianini, o italiano de 26 anos natural de Rimini viu a Ducati Corse optar por colocar Marc Márquez no seu lugar na Ducati Lenovo Team. Depois de uma temporada em grande com a Gresini Racing, onde somou várias vitórias e esteve na luta pelo título, ‘Bestia’ mudou-se para a equipa de fábrica da marca italiana.

A mudança não lhe correu bem, até porque uma lesão logo no arranque da temporada 2023 deixou-o fora de ação por um período muito longo. Ainda voltou a tempo de mostrar o seu talento no final da temporada passada, e esta temporada está de volta ao topo, ocupando a 4ª posição na classificação.

As suas prestações não lhe garantiram ainda assim a permanência na Ducati de fábrica, e a KTM rapidamente entrou em ação para garantir o seu talento, integrando-o na Red Bull KTM Tech3 ao lado de Viñales.

Em reação a esta dupla contratação de pilotos, Pit Beirer, diretor da KTM Motorsports, refere que “Estamos muito felizes por poder trazer o Enea e o Maverick para o nosso projeto de MotoGP e dar-lhes todo o apoio de fábrica para que continuem a perseguir os seus objetivos e atingir a máxima performance. É claro que estamos a falar de dois dos pilotos mais velozes do mundo neste momento, e é um reconhecimento que eles tenham confiado em nós e na operação de primeira classe que criámos com a Red Bull KTM Tech3. A denominação da equipa para 2025 diz tudo: reforçar o nome da KTM novamente e não conseguimos pensar noutra forma melhor para o fazer do que trazer o Enea e o Maverick para vestirem totalmente de laranja Red Bull”.

Refira-se que a KTM não divulgou ainda a duração dos contratos de Maverick Viñales e Enea Bastianini. Sabemos apenas que são contratos válidos por mais do que um ano.

Provavelmente serão para as temporadas 2025 e 2026, tendo em conta que o campeonato MotoGP mudará radicalmente em 2027 e por isso muitos pilotos estarão à procura de novas equipas onde competir.

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