Campeão em 2021 e um dos pilotos mais rápidos do pelotão de MotoGP, pese embora esteja a passar por uma fase menos positiva de resultados, Fabio Quartararo, tal como a grande maioria dos pilotos da categoria rainha, terminava o seu atual contrato com a Yamaha no final da atual temporada.
O piloto francês tem vindo a ser bastante crítico para com a forma como a Yamaha tem gerido o seu projeto de MotoGP, e por isso foi com naturalidade que o nome de Fabio Quartararo tem sido associado a outras equipas e fabricantes, como por exemplo a Aprilia Racing.
Reagindo rapidamente a todas as especulações e rumores de mercado de pilotos, a Yamaha decidiu avançar para uma renovação de contrato mais rápida, blindando assim Fabio Quartararo de possíveis ataques de outras equipas.
O piloto vai então continuar a ser piloto da equipa de fábrica da marca de Iwata em MotoGP por mais dois anos, ou seja, até final de 2026.
De acordo com o comunicado oficial divulgado pela Monster Energy Yamaha, a decisão de Fabio Quartararo em prolongar a ligação que vai na sua quarta temporada por mais duas, ficou a dever-se à forma como a marca mostrou ao piloto francês o seu compromisso para com o projeto e a vontade em dar a volta a uma situação que continua a não apresentar resultados de acordo com a história da Yamaha neste campeonato.
Aos 24 anos, Fabio Quartararo mostra-se satisfeito por ver o seu futuro resolvido rapidamente, podendo agora concentrar-se no que acontece em pista.
Reagindo a esta renovação, o piloto francês refere que “Estou super contente por anunciar que vou continuar a minha aventura de azul! No inverno passado a Yamaha demonstrou-me que têm uma nova forma de trabalhar e uma nova mentalidade mais agressiva. A minha confiança é elevada: vamos regressar à frente em conjunto! Há seis anos eles deram-me a hipótese de subir para MotoGP, e desde então alcançámos grandes coisas em conjunto. Ainda temos um longo caminho pela frente para voltarmos a lutar pelas vitórias novamente. Vou trabalhar muito, e estou certo que, em conjunto, vamos atingir os nossos sonhos novamente!”.
Quem também se mostra bastante satisfeito por garantir desde já a continuidade daquele que tem sido o melhor piloto da marca em MotoGP, é o diretor geral da Yamaha Racing.
Lin Jarvis há muito que lidera o projeto desportivo da casa de Iwata, e mais do que ninguém está consciente que é preciso alterar a mentalidade de trabalho.
Sobre esta renovação, Lin Jarvis refere que “Estamos muitos satisfeitos que o Fabio continue como piloto Yamaha. Manter o Fabio como parte da equipa de fábrica é fundamental para o projeto da Yamaha em MotoGP. O Fabio é um talento excecional, um trabalhador nato, um grande jogador de equipa, e tem muitos anos competitivos pela frente. A Yamaha Motor Co. e Yamaha Racing não estão a poupar esforços para garantir um futuro brilhante ao Fabio ao adotar uma mentalidade agressiva no desenvolvimento da moto”.
E como é que essa mudança de mentalidade de traduz nas “pistas”?
“Já fizemos mudanças significativas na nossa organização, incluindo um novo sistema de gestão interno, recrutando especialistas de topo dentro da indústria, novas parcerias técnicas externas, maior orçamento para o desenvolvimento, e ainda um programa de testes mais intenso. Todas estas medidas foram tomadas de forma a acelerar o processo para nos fazer regressar aos dias de vitórias. O Fabio entendeu este compromisso, e isso deu-lhe a confiança para decidir permanecer connosco nos próximos anos. Somos os primeiros a admitir que ainda temos muito trabalho pela frente para regressar ao nível competitivo em que estávamos em 2021 e primeira metade de 2022. Mas com o Fabio sabemos que ele vai dar sempre 100%. É algo que é natural para ele criar harmonia e boa atmosfera com todos os membros da equipa. Ele vai poder contar com o apoio total da Yamaha e da equipa enquanto competimos para conquistar mais campeonatos”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!