Mototurismo: Farruncas do Asfalto no Mónaco!

Os Farruncas do Asfalto são um grupo de amigos, amantes das antigas motorizadas nacionais e para os quais não existem desafios impossíveis. Sempre aos comandos das máquinas nacionais, fazem pelo menos, uma aventura grande por ano. Desta vez, foram até ao Mónaco!

FARRUNCAS DO ASFALTO

TEXTO DOMINGOS JANEIRO • FOTOS FARRUNCAS DO ASFALTO

O que é nacional, é bom!

Todos os anos, este grupo de amigos tem por hábito fazer, pelo menos uma viagem maior, pela Europa. O roteiro de 2019 foi traçado até ao Mónaco, com as motorizadas nacionais a totalizarem quase 1000 quilómetros, uma vez que grande parte das motorizadas, viajaram até Mison (Alpes da Alta Provença), França, de Ford Transit. Mison foi o local escolhido pelo grupo como “base” aproveitando a residência de um dos membros do grupo. Grupo reunido, motorizadas afinadas e tudo apostos para mais uma aventura.

Primeiro dia

O dia 13 de Junho marcou o arranque da aventura dos Farruncas do Asfalto, com partida de Mison, abençoados pela chuva, em direcção a Sisteron, com o primeiro imprevisto a surgir, a troca de um cabo de acelerador, prontamente reparado! Thoard foi o destino seguinte, com passagem pelos famosos trilhos do rally de Montecarlo, até Mallemoisson, seguindo-se Mezel, onde apanharam a Route Napoleon, até chegarem a Barreme. Aí chegados, foi tempo de dedicar cuidados às máquinas nacionais, que já careciam de afinações. Castellane, foi o local escolhido para almoçar, depois de uma primeira manhã na estrada, a apreciar paisagens magníficas e sem grandes sobressaltos. Mas o ponto de paragem previsto para esse primeiro dia, era Gorges du Verdon, para visitar o famoso e edílico, Desfiladeiro de Verdon, terminando o dia nas margens do lago Sainte Croix, com direito a mergulho do lago, fazer o jantar, reafinar as motorizadas e montar as tendas para descansar.

Segundo dia

Começou cedo o dia para os viajantes e novamente com alguns trabalhos de mecânica que haviam ficado pendentes do dia anterior, tanto em algumas motos, como na carrinha que prestava apoio ao grupo, também ela uma “clássica” Ford Transit. Tudo resolvido, Cannes era o próximo ponto de passagem, seguindo-se Nice, sempre junto à costa até ao Mónaco. Aqui chegados e sem grandes planos, no rescaldo de mais um GP de Fórmula 1 (na semana anterior), cruzaram-se com outro português, que se propôs fazer uma visita guiada pelo Principado. Depois de muito passeio, foi hora de regressar a Nice, seguindo pela Route de Grenoble, à beira do rio Var, até chegar à Route de La Tinnee, para pernoitar. Com os parques de campismo encerrados devido ao mau tempo, optaram por dormir mesmo à beira da estrada nacional, numa zona esconsa, abandonada, de alcatrão.

Terceiro dia

Todos de pé bem cedo, com direito a pequeno almoço em Isola, para ganhar força para atingir os 2800 metros de altura do Col de La Bonette, nos Alpes Franceses. Com muitas paragens para fotos, ao longo de todo o percurso, homens e máquinas atingiram o cume sem problemas aparentes. Esses mesmos, os problemas, é claro, apareceram a seguir, na descida, tanto em algumas das máquinas “clássicas” como na própria carrinha de apoio, também ela uma “clássica”. Em Jausiers foi montada uma autêntica “oficina de campanha” para se fazer as devidas reparações, entre as quais, abrir o motor de uma das pequenas 50 cc para uma intervenção mais profunda. Com o avançar da hora, optaram por pernoitar por ali mesmo.

Quarto dia

De manhã cedo, com café tomado, foi tempo de seguir em direcção ao museu da moto em Saint Paul sur Ubaye, depois Col de Vars e Guillestre para almoçar. Forças retemperadas, seguiu-se mais uma subida, a Col du Izoard, para depois dar início à descida para Briançon, onde a comitiva conseguiu marcar a dormida, deixar a bagagem e ainda ficar com tempo para rumar direito a Itália, para mais uma subida, desta feita ao Col de Mongenebre, na passagem até à fronteira da França com a Itália. A entrada em Itália, em Claviere serviu para tomar uma refeição e regressar então a Briançon, ao parque de campismo.

Quinto dia

O dia começou com uma reparação impossível de ser feita e, como resultado, uma moto e respectivo mototurista repatriados para Portugal. Como todo este processo burocrático demorou praticamente todo o dia, não fizeram muitos quilómetros até à barragem de Serre Ponçon, onde montaram a tenda.

Sexto dia

Depois de uma noite de mau tempo, a viagem prosseguiu até ao Club Eau Vive Embrun, para uma aventura diferente: rafting no rio Durance. Níveis de adrenalina repostos, o almoço foi ainda nas margens do lago de Serre Ponçon. Depois do almoço seguiram para a Baie de Saint Michelle para visitar o paredão da barragem, com regresso ao ponto de partida, Mison. Motos guardadas na fiel Ford Transit e lá regressaram, parte dos aventureiros a Portugal. No total, na carrinha foram feitos 3656 km e de moto, no percurso em França, 865 km. De salientar que poucos foram os problemas com as motos, tirando o mais grave que obrigou ao regresso a Portugal de reboque e o registo de zero acidentes. Que a próxima aventura comece a ser preparada!