Com o impor de novas restrições sanitárias em França, o Bol d’Or foi cancelado, e será substituído pelas 12 Horas do Estoril.
As autoridades locais revogaram a autorização para o Paul Ricard receber público, e por isso a Editions Larivière, promotora do evento, decidiu-se pelo cancelamento. A prova, agendada para 19 e 20 de Setembro já tinha passado de ronda inaugural da temporada 2020/2021, a ronda final de 2019/2020, para colmatar o cancelamento de outras provas.
Agora, a prova final do campeonato, que será composto por apenas quatro rondas, acontecerá no Estoril. O campeonato vai prosseguir a 29 e 30 de Agosto com as 24 Horas de Le Mans e terminará em Portugal em 19 e 20 de Setembro, com as 12 Horas do Estoril.
Sendo a última prova do ano numa temporada altamente alterada pela pandemia, os pontos conquistados pelas equipas terão um bónus de 150%.
Não há ainda confirmação se a prova poderá receber público. O Motor Clube do Estoril está a trabalhar nesse sentido, mas precisa da aprovação da DGS.
O Mundial de Resistência regressa assim ao Autódromo do Estoril, onde esteve pela última vez em 2000, com as 8 Horas do Estoril.
Mundial de Superbike
Mas as novidades não ficam por aqui: o Mundial de Superbike também estará de regresso a Portugal. O Autódromo Internacional de Portimão já recebeu a sua habitual ronda, mas com a prova de Misano sem estar garantida, é o Autódromo do Estoril que se chega à frente, tornando-se palco da última ronda da temporada, a 16-18 de Outubro. O anúncio oficial deverá ser feito esta semana.
O Autódromo do Estoril também já recebeu provas do Mundial de Superbike: foi em 1988 e 1993.
O Autódromo do Estoril este ano já foi palco de um Mundial, ao receber o FIM CEV em Julho, que foi a primeira prova internacional de motociclismo da fase de desconfinamento. Agora terá de volta mais dois mundiais, em Setembro e Outubro.