Mundial de MX: Coldenhoff dá a primeira vitórias à GasGas

O Mundial de MX retomou a actividade em Kegums na Letónia, e em MXGP Glenn Coldenhoff conseguiu a primeira vitória da GasGas na modalidade.

Despois meses de paragem, o Mundial de MX voltou às pistas com o GP da Letónia, em Kegums.

Em MXGP o holandês Glenn Coldenhoff fez história, ao oferecer a primeira vitória à GasGas. A marca espanhola que pertence desde o ano passado ao universo KTM expandiu este ano a sua actividade de competição ao motocross, e acaba de receber a primeira recompensa.

Na primeira manga Coldenhoff liderou na primeira parte da corrida, mas seria depois ultrapassado por Tim Gajser, que conquistou a vitória, e Romain Febvre terminou em terceiro. O líder do campeonato, Jeffrey Herlings, sofreu uma aparatosa queda nos treinos, andou em 9.º, mas recuperou para terminar em 4.º.

Na segunda Coldenhoff fez o holeshot e esteve sempre na liderança, mas sem um momento de descanso. Tim Gajser e Jeremy Seewer estiveram sempre a pressionar o lider, até o esloveno cair, para terminar em 4.º, como na primeira manga. A partir daí Seewer pôde concentrar-se apenas em chegar ao primeiro lugar, mas sem sucesso.

Coldenhoff no topo

Foi Coldenhoff quem venceu a manga e também o GP, na frente de Gajser e Febvre, que terminou de novo em 3.º.

Com um par de más partidas, e sem conseguir ritmo para recuperar, Antonio Cairoli foi 7.º na primeira manga e apenas 17.º na segunda.

«O que posso dizer? Foi um grande dia!» disse o holandês no final. «Depois da qualificação fizemos alguns ajustes na suspensão e isso compensou nas corridas. A Standing Construct Team trabalhou muito durante o confinamento para melhorar as nossas motos nas partidas e isso viu-se claramente hoje. Estiou realmente contente por ter ganho, por mim e pela equipa, especialmente porque é apenas o terceiro GP da GasGas. É espectacular. É bom estar de volta ao MXGP, gostei do formato de um dia e mal posso esperar por quarta-feira!»

No calendário reformulado, Kegums recebe mais duas provas, o GP de Riga já na quarta-feira dia 12, e o GP de Kegums no domingo, dia 16.

Em MX2 Tom Vialle foi o vencedor do GP. Venceu a primeira manga e foi 2.º na segunda. Jago Geerts caiu na primeira manga quando rodava em 2.º e terminou em 16.º, mas depois venceu a segunda. É Tom Vialle quem lidera o campeonato.

Todos os resultados aqui.