O Mundial de Resistência arranca já amanhã com a realização da primeira corrida, novos pilotos e novos desafios! A prova inaugural do calendário é o Bol d’Or, que vai para a pista este Sábado dia 21 e termina no Domingo a 22 de setembro.
Ao todo, são esperadas cerca de 70 mil espectadores para verem as 59 equipas na grelha de partida para esta corrida de 24 horas no circuito Paul Ricard, em Le Castellet, no sul de França.
A SRC Kawasaki França é a nova equipa número 1 na grelha de partida. A campeã defende o título com o mesmo trio de pilotos que conquistou o campeonato em Suzuka, no Japão, em Julho passado: Jéremy Guarnoni, Erwan Nigon e David Checa.
Enfrenta em pista dois rivais familiares, que também militam em equipas que não sofreram alterações em relação à temporada passada: a F.C. ATSR Honda França (Josh Hook, Freddy Foray e Mike di Meglio) e a Suzuki Endurance Racing Team (Vicent Philippe, Etienne Masson e Gregg Black), agora chefiada por Damien Saulnier, que também gere a equipa de juniores da Suzuki.
A YART Yamaha continua a ser uma grande rival a ter em conta para a vitória no Bol d’Or, graças a pilotos como Mavin Fritz, Niccolò Canepa e Loris Baz (a substituir Broc Parkes, que está fora a competir numa corrida da ARRC em Sepang).
Novas caras
Estas equipas terão de medir forças com a BMW Motorrad World Endurance Team no Mundial de Resistência que arranca amanhã. Esta é uma nova formação que conta nas suas fileiras com pilotos que dominam o Campeonato Alemão de Superbike IDM.
A S1000 RR #37 junta o trio de pilotos Ilya Mikhalchik, Julian Puffe e Kenny Foray, este último campeão do FIM EWC em 2014. Para além da formação alemã, existe grande expectativa para ver o que pode fazer a nova Ducati Panigale V4R. Esta que pertence a equipa independente HRT100-Hertrampf Racing.
Não só a ERC Endurance da Alemanha, como também a LRP da Polónia e a Tecmas BMW GMC da França são outras das equipas que correm neste campeonato.
A equipa suíça da Bolliger (Kawasaki) e a VRD Igol Pierret Experiences (Yamaha) prometem duelos acessos, não só em pista, como também fora delas, pelo título de Construtores.
A Tati Team Beaujolais Racing também inegavelmente reforçou-se com Alan Techer. Enquanto isso a Wojcik Racing Team conta nas suas fileiras com os nomes de Gino Rea, Christoffer Bergman e Axel Maurin.
Por outro lado, destaque ainda para outras equipas que vale a pena ter em atenção. Concretamente a JEG-Kagayama (Suzuki), que se estreia depois de ter recrutado Greg Leblanc. Isto porque é um especialista em resistência. Refira também que a nova equipa no FIM EWC, a British Endurance Racing Team (Suzuki), é para ter em conta.
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Quer isto dizer que a batalha pelo Campeonato do Mundo de Resistência da FIM promete ser emocionante. E significa que os vencedores de 2018, os pilotos Roberto Rolfo, Robin Mulhauser e Hugo Clère, da Moto Ain (Yamaha), terão de enfrentar uma dura lista de rivais.
A equipa alemã GERT56 (BMW) procura retaliar em pista com os pilotos Stefan Kerschbaumer, Lucy Glöckner e Pepijn Bijsterbosch. Entretanto, espera-se muita luta entre as várias equipas. Não só entre 33 Coyote Louit Moto (Kawasaki), Motors Events (Suzuki) e BMRT 3D Maxxess Nevers. Wójcik Racing Team 2 (Yamaha) terá também uma palavra a dizer.
Carisma do Bol d’Or
Criada em 1922, a Bol d’Or é uma competição que goza de grande tradição e prestígio. Ao longo da história, as corridas já se realizaram em diferentes circuitos. Designadamente Saint Germain, Fontainebleu, Monthléry, Le Mans ou Magny-Cours. Nas quatro últimas edições, a Bol d’Or discutiu-se no circuito de Le Castellet. Este que ademais já tinha recebido as provas entre 1978 e 1999.
Em 2018, a vitória coube à equipa da Honda. Estava composta pelo trio de pilotos Freddy Foray (França), Josh Hook (Austrália) e Mike Di Meglio (França). Os franceses Vincent Philippe e Gustave Lefrève são os pilotos mais vitoriosos na Bol d’Or. Ou seja, contam com sete títulos cada.
Recorde-se que o Bol d’Or marca o começo da nova temporada 20/21 do Mundial de resistência das motos. Esta época inclui passagens por Sepang (Malásia), Le Mans (França), e Orschensleben (Alemanha). Termina em julho de 2020, em Suzuka (Japão).
Para ver na Eurosport 2
O Mundial de Resistência arranca amanhã e a Eurosport 2 vai fazer a cobertura em directo desta prova. Ou seja, no Sábado, dia 21 de Setembro, será entre as 13h30 e as 23h00. E no Domingo, retoma à antena para voltar a acompanhar a evolução da corrida até ao fim. Será entre as 5h00 e as 14h30. Portanto, será uma maratona televisão a não perder!
Para conhecer a restante programação da Eurosport, visite o canal em www.eurosport.pt
Por fim, se pretender conhecer mais sobre esta e outras provas do EWC, visite o FIM EWC | Endurance World Championship
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