Mundial de SBK: Rea imparável em Misano

Jonathan Rea venceu as duas mangas de Misano e aumentou a sua vantagem no campeonato.

Jonathan Rea World SBK Misano

Jonathan Rea voltou a conquistar uma dupla vitória e a aumentar o seu avanço no campeonato. Com as duas vitórias no Misano World Circuit Marco Simoncelli o piloto da Kawasaki tem agora 92 pontos de vantagem sobre Chaz Davies. Faltam quatro rondas para o final do campeonato.

A primeira manga parece ter sido ‘canja’ para o piloto irlandês. Saiu da segunda posição da grelha de partida, mas liderou desde a primeira volta e cedo se isolou no comando. Venceu sem oposição.Jonathan Rea World SBK Misano

Atrás dele houve luta pelos lugares secundários do pódio. Inicialmente foi Tom Sykes quem rodou em segundo, mas seria batido por Eugene Laverty e Chaz Davies, e depois ainda por Michael van der Mark. Davies assegurou o segundo lugar, na frente de Laverty, que conseguiu assim o seu segundo pódio consecutivo com a Aprilia.Chaz Davies World SBK Misano

Segunda corrida, segunda vitória para Rea

Na segunda manga, mesmo saindo da terceira linha Rea voltou a vencer. Só chegou ao comando a três voltas do final, depois de ter rodado algumas voltas atrás de Michael van der Mark. Esta foi a terceira dupla vitória da temporada para Jonathan Rea.

«Foi uma corrida muito dura. Ontem controlei a corrida. Conseguiu gerir desde a primeira posição, entrar no meu ritmo e fugir. Hoje não consegui fazer isso no início e despendi muito tempo e energia a passar por toda a gente. O nível das motos está tão equilibrado que é difícil fazer uma ultrapassagem e segurar a posição. Foi muito difícil alcançar o Mikey [van der Mark] e quando o apanhei entrei um pouco em pânico porque faltavam cinco voltas para o final.

«Eu queria estar na frente nessa altura para poder ganhar vantagem. Preocupei-me em passar porque ele não cometia erros, mas entrou um pouco fundo na última curva e eu consegui colocar-me ao seu lado e passá-lo na curva 1. Fiz muitas ultrapassagens nesta corrida, foi um trabalho árduo», disse Rea, que ainda dedicou a vitória ao seu compatriota William Dunlop (filho de Robert Dunlop e sobrinho de Joey Dunlop), que no sábado perdeu a vida num acidente nos treinos para a Skerries 100 na Irlanda.

Os restante lugares do pódio foram ocupados por Michael van der Mark e Marco Melandri, com Chaz Davies a não conseguir ir além da quarta posição.Pódio 2 World SBK Misano

Esta foi a terceira vez esta temporada que Jonathan Rea venceu as duas corridas do fim-de-semana.

Agora os pilotos vão desfrutar de umas merecidas férias de Verão, outros vão participar nas 8 Horas de Suzuka. O campeonato volta à acção em meados de Setembro, precisamente no Autódromo Internacional do Algarve, de 14 a 16 de Setembro.

Supersport: primeira do ano para Caricasulo

A corrida de Supersport ficou resolvida relativamente cedo na corrida. Depois de uma liderança inicial de Jules Cluzel, Federico Caricasulo chegou ao comando da corrida à terceira volta; e a partir daí geriu a sua vantagem para alcançar a sua primeira vitória do ano.

Atrás dele Raffaele de Rosa bateu Sandro Cortese na luta pelos lugares secundários do pódio. Jules Cluzel terminou em quarto.

A corrida ficou ainda marcada por algumas quedas, incluíndo a de Lucas Mahias, e problemas técnicos, incluíndo Sheridan Morais.

Cortese mantém a liderança do campeonato, tendo aumentado a sua vantagem para 5 pontos sobre Cluzel. Com a vitória Caricasulo subiu de sexto para quarto.Federico Caricasulo World SSP Misano

World SSP300: novo vencedor

Na corrida do Mundial de Supersport 300 houve novo vencedor. Numa corrida muito animada, Manuel Bastianelli, na sua segunda participação este ano, levou a vitória sobre Mika Perez e Manuel Gonzalez. A líder do campeonato, Ana Carrasco, terminou na décima posição, mas mantém-se no comando da tabela de pontos.

Bastianelli é o actual quarto classificado do campeonato italiano de Supersport 300, tendo vencido a primeira corrida da temporada precisamente em Misano.

Muito perto dos pontos ficou Tomás Alonso. O piloto português tinha qualificado em 29.º e na corrida conseguiu terminar em 16.º, a apenas 8,123 s do vencedor.Manuel Bastianelli World SSP300 Misano

Todas as classificações aqui.