Mundial EnduroGP – Hora das decisões em Vila Nova de Santo André

Até 8 de outubro o Mundial EnduroGP está em Vila Nova de Santo André para encontrar o novo campeão. Aqui fica o programa e detalhes.

endurogp

Vila Nova de Santo André acolhe este fim de semana de 6 a 8 de outubro a derradeira ronda da temporada 2023 do Mundial EnduroGP. Este que é o sétimo evento do ano, e mais um com dois dias de competição, promete grandes emoções para os pilotos e aficionados do enduro, com todas as decisões a acontecerem em território nacional.

Com todos os títulos do EnduroGP para serem decididos, este fim de semana será verdadeiramente histórico!

A competição vai desenrolar-se nas cidades de Santo André e Santiago do Cacém, a sul de Portugal. Com tanto em jogo, o evento contará com duas especiais de enduro: a Just1 Enduro Test e CrossPro Enduro Test, às quais se juntam ainda a Acerbis Cross Test e Polisport Extreme Test, a disputar todos os dias.

Na batalha pelo reinado principal do EnduroGP, Steve Holcombe, da Beta Factory Racing, está no comando da classificação. O britânico assinou uma temporada de destaque até agora, conquistando 12 pódios em 12 dias pontuáveis, incluindo duas vitórias.

Desta forma Holcombe conseguiu construir uma vantagem de 19 pontos no arranque da última ronda do ano em Portugal. O heptacampeão conquistou o título de EnduroGP pela última vez em 2020, e parece estar a caminho de levantar novamente o troféu este fim de semana.

endurogpComo atual campeão do EnduroGP, Andrea Verona, da GasGas Factory Racing, dará tudo o que tem para impedir a vitória de Steve Holcombe.

O italiano realmente mostrou-se mais forte durante a segunda metade da temporada, após sua mudança para a 350 cc no início deste ano. Tão rápido quanto Holcombe no GP de Portugal do fim de semana passado, só o tempo dirá o quanto a sua queda na penúltima especial terá impacto nos resultados e, consequentemente, nas suas esperanças de renovar o título na prova a disputar em Vila Nova de Santo André.

Cheio de confiança após a dupla vitória no fim de semana passado na sexta ronda, Josep Garcia (KTM) certamente irá animar a luta pela vitória. O espanhol conseguiu conter os ataques de Holcombe e Verona para vencer em ambos os dias em Valpaço,s e com chances de terminar como vice-campeão de EnduroGP, certamente que o piloto da KTM irá deixar bem patente o seu talento nas areias da Costa Vicentina.

Depois de desafiar os adversários no fim de semana passado, Brad Freeman ainda tem chances matemáticas de conquistar o título do EnduroGP, embora estando 34 pontos atrás de Holcombe, o que praticamente hipoteca por completo as suas chances de o conseguir. Mas Freeman é conhecido por ser um piloto com um enorme espírito lutador, e com apenas oito pontos entre Garcia e ele, uma medalha no campeonato ainda é possível, pelo que não podemos descartar Freeman dos lugares de topo.

Completando os cinco primeiros da classificação está Hamish MacDonald, da CH Racing Sherco. O neozelandês está em posição confortável e quer obter um resultado positivo para terminar o ano. Com apenas seis pontos entre Theo Espinasse (Beta), Nathan Watson (Honda) e Zach Pichon (Sherco) a batalha pelo sexto lugar será acirrada.

Estes são apenas alguns dos excelentes motivos para visitar Vila Nova de Santo André já a partir desta sexta-feira 6 de outubro, com o arranque da derradeira ronda do EnduroGP a estar marcado para a noite num momento verdadeiramente espetacular.

Programa do EnduroGP – Vila Nova de Santo André

Sexta-feira 6 de outubro

20H00 – Akrapovic Supertest

Sábado e domingo, 7 e 8 de outubro

9H00 – Saída da primeira moto do parque fechado na Quinta do Chafariz

Polisport Extreme Test – na Blackpig

1ª Moto – 1ª Volta – 09h35
1ª Moto – 1ª Volta – 11h35
1ª Moto – 1ª Volta – 13h35

Just 1 Enduro Test – em Santo André no Bairro Por do Sol

1ª Moto – 1ª Volta – 09h50
1ª Moto – 1ª Volta – 11h50
1ª Moto – 1ª Volta – 13h50

Acerbis Cross Test – em Santiago do Cacém, perto das Casas de Miróbriga

1ª Moto – 1ª Volta – 10h25
1ª Moto – 1ª Volta – 12h25
1ª Moto – 1ª Volta – 14h25

CrossPro Enduro Test – em Santiago do Cacém, no Castelo

1ª Moto – 1ª Volta – 10h35
1ª Moto – 1ª Volta – 12h35
1ª Moto – 1ª Volta – 14h35

Clique aqui para ver mais detalhes e localizações exatas

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!