Mundial Superbike revela calendário provisório para 2024

O Autódromo Internacional do Algarve volta a integrar o calendário do Mundial Superbike. Em 2024 teremos doze rondas e duas estreias absolutas.

mundial superbike

A poucas horas daquela que é a última e decisiva ronda da temporada 2023, em Jerez, o Mundial Superbike anunciou um calendário provisório para a temporada 2024. Nesse calendário aparece Portugal, nomeadamente o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), que será então mais uma vez o palco da ronda portuguesa.

Num calendário provisório onde encontramos algumas novidades bem interessantes, com a estreia absoluta de dois circuitos a visitar pelas Superbike, o AIA volta a ter a sua data revista.

O traçado português, conhecido como a “montanha russa” algarvia e que há relativamente pouco tempo foi cenário de um fim de semana de alta intensidade e uma batalha titânica entre Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) e Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon), já foi a última ronda, também já foi a primeira, já integrou o calendário em quase todas as alturas do ano, e em 2024 recebe o Mundial Superbike em pleno verão.

A ronda portuguesa será disputada de 9 a 11 de agosto, um momento em que a região sul de Portugal está cheia de turistas, nacionais e estrangeiros, o que permite antecipar bancadas bem compostas, até fruto de um trabalho que já está a ser preparado pelos responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve para atrair ainda mais fãs das corridas de motos.

O ano das Superbike e Supersport vai iniciar-se na habitual ronda australiana em Phillip Island, já no final de fevereiro, enquanto a categoria Supersport 300 terá de aguardar um pouco mais, até 22 a 24 de março, quando o campeonato se estrear em solo europeu com a ronda espanhola na Catalunha, que também viu a sua data modificada.

Quanto a estreias no calendário 2024, teremos então duas: Hungria, com o circuito escolhido a ser o Balaton Park, e a outra novidade será a estreia do circuito italiano de Cremona. Ambos os circuitos têm ainda de ser homologados para poderem receber o Mundial Superbike.

Para além das doze rondas, a próxima temporada terá ainda um teste oficial de pré-temporada em Phillip Island, dias 19 e 20 de fevereiro, e o circuito Barcelona-Catalunha será palco de um segundo teste a 14 e 15 de março.

Calendário provisório do Mundial Superbike 2024

23 – 25 fevereiro: Phillip Island, Austrália

22 – 24 março: Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha

19 – 21 abril: Circuito TT Assen, Países Baixos

14 – 16 junho: Misano World Circuit Marco Simoncelli, Itália

12 – 14 julho: Donington Park, Reino Unido

19 – 21 julho: Autodrom Most, República Checa

9 – 11 agosto: Autódromo Internacional do Algarve, Portugal

23 – 25 agosto: Balaton Park, Hungria (sujeito a homologação)

6 – 8 setembro: Circuito de Nevers Magny-Cours, França

20 – 22 setembro: Circuito de Cremona, Itália (sujeito a homologação)

27 – 29 setembro: MotorLand Aragon, Espanha

11 – 13 outubro: Circuito de Jerez – Angel Nieto, Espanha

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!