Para além da fantástica e exótica Superveloce 1000 Serie Oro que já aqui mostrámos em detalhe, a MV Agusta continua a acenar ao seu passado glorioso com modelos que se inspiram nesse passado, mas que olham também para o futuro da marca de Varese que se tem vindo a reformular com a entrada de capital da Pierer Mobility (KTM). Durante o Salão de Milão EICMA a casa italiana mostrou-nos uma clássica de futuro: a 921 S.
De acordo com o comunicado oficial da marca italiana, a nova MV Agusta 921 S “Pretende ser uma antevisão conceptual do que será uma nova categoria de motos que será introduzida na gama no futuro próximo”. Quando será que isso vai acontecer ainda não sabemos.
Mas sabemos, isso sim, que o projeto 921 S nasceu durante a Primavera de 2022, quando os engenheiros Brian Gillen e Stephen Zache olharam para a clássica 750S e imaginaram como seria transportar toda essa imagem e herança vitoriosa nas pistas para um modelo de futuro.
O maior desafio para esta dupla e equipa que trabalhou no projeto, foi fazer com que a MV Agusta 921 S não seguisse as mesmas “pisadas” de outros modelos neo-retro, que apenas propõem alguns detalhes modernos em motos que são basicamente réplicas de modelos clássicos do século passado.
A 921 S rompe com essas ideias e aposta numa imagem e arquitetura que procuram ser, mais do que uma réplica, um tributo à herança clássica da MV Agusta.
A equipa apostou numa imagem que fortalece a “linha horizontal”, tal como vimos nas café racers dos anos 60 e 70. Todos os elementos que são considerados dispensáveis numa moto deste tipo foram descartados, permitindo assim que seja possível visualizar todos os elementos do novo motor quatro cilindros em linha.
Logicamente, e seguindo a denominação da moto, este tetracilíndrico tem uma cilindrada de 921 cc. As informações técnicas disponíveis neste momento apontam para uma potência máxima de 115 cv e um pico de binário de uns generosos 116 Nm, tendo em conta que o peso, a seco, é de 205 kg.
Se a imagem caracterizada pela “linha horizontal” é um dos pilares principais neste conceito, a MV Agusta destaca ainda outros pilares associados à 921 S: uma moto pura e crua, uma moto capaz de se destacar pela sua potência, uma moto intemporal, mecanicamente bela, tecnologicamente avançada, mas também extremamente veloz.
O quadro é uma mistura de tubos de aço em treliça, reforçados com placas laterais maquinadas em alumínio. O mesmo material que é também usado no fabrico do braço oscilante, sobredimensionado, de forma a criar uma imagem de café racer musculada.
A traseira minimalista e a ótica dianteira que parece flutuar são também elementos de destaque numa MV Agusta 921 S que apresenta um sistema de escape exclusivo, tal como é o painel de instrumentos de formato clássico redondo, mas que adota tecnologia moderna, sendo totalmente digital. Na verdade, o painel de instrumentos está fixo ao depósito de combustível de 16 litros de capacidade.
A posição de condução desportiva é conseguida pelo posicionamento de elementos específicos como o assento (a 830 mm de altura do solo), poisa-pés elevados que permitem uma maior inclinação em curva, e um guiador central forjado em alumínio ao qual a MV Agusta adiciona um conjunto de avanços em posição baixa, obrigando assim o condutor da 921 S a deitar-se sobre o depósito.
Não podemos também deixar de realçar o facto da MV Agusta 921 S permitir ao proprietário optar por uma configuração monolugar ou biposto. De facto, o design e conceção da compacta secção traseira foi criado de forma a permitir a troca rápida entre a tampa aerodinâmica e o pequeno assento do passageiro.
Uma última nota para elementos da ciclística como as suspensões Öhlins totalmente ajustáveis, ou ainda os travões Brembo, sendo que neste particular a 921 S conta com pequenas coberturas que permitem, por um lado garantir o arrefecimento das pinças de travão Stylema, e por outro recordar os clássicos travões de tambor usados nas motos de antigamente.
Tal como acontece com muitos conceitos apresentados pelos mais diversos fabricantes, não existe ainda qualquer informação sobre produção e comercialização prevista para esta MV Agusta 921 S.
A marca italiana refere que pretende comercializar este modelo num futuro próximo, o que nos dá algumas esperanças que na EICMA do próximo ano seja então possível visualizar esta moto na sua forma final.