Para além das fantásticas corridas que fizeram as delícias dos fãs que se deslocaram ao Crossódromo Internacional de Águeda, tal como a Revista Motojornal aqui lhe contou em detalhe, o fim de semana do MXGP Portugal significou também um trabalho intenso do Águeda Action Club – ACTIB em prol de garantir a continuidade do evento nos próximos anos.
Fora da pista e longe dos holofotes, os responsáveis do clube organizador do MXGP Portugal reuniram-se várias vezes com representantes da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), nomeadamente o seu presidente Manuel Marinheiro, mas também com o Secretário de Estado do Desporto – Pedro Dias, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) – Vítor Pataco, Eng. Jorge Sampaio – Vice-Presidente Turismo do Centro de Portugal, Deputada da Primeira Comissão do PSD – Dra. Paula Cardoso, e os Presidente e Vice-Presidente do Município de Águeda – Jorge Almeida e Edson Santos.
Estas reuniões lançaram as bases de trabalho que significará um esforço de todos rumo à garantia de que sejam reunidas as condições para manter esta prova do Mundial de Motocross em Portugal, e neste caso em Águeda.
O ACTIB, pela voz do seu presidente Tiago Silva, tem vindo a lançar o alerta de que, fruto das necessidades logísticas e desafios financeiros que se têm vindo a acentuar nos tempos mais recentes, não é possível garantir desde já que o MXGP Portugal continue a ser realizado anualmente como tem acontecido nas últimas temporadas do mundial.
Este evento de renome internacional e que todos os anos se revela extremamente importante para a economia local, para além de trazer prestígio para Portugal e para a região Centro, tem o seu futuro em aberto e por isso as diversas entidades prometem trabalhar de forma a manter o país no calendário do mundial.
O Presidente do ACTIB, Tiago Silva, em reação às reuniões que aconteceram ao longo do passado fim de semana no Crossódromo Internacional de Águeda, afirmou que “Este fim de semana desdobramo-nos em reuniões e contactos para fazer acontecer a renovação de contrato necessária à manutenção do MXGP Portugal. Para já, foi bom sentir que todas as partes envolvidas estão unidas e alinhadas na vontade e importância de garantir esta permanência. O próximo mês será crucial. Aproveito para agradecer publicamente a presença do Sr. Secretário de Estado, Dr. Pedro Dias, do Sr. Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, do Eng. Jorge Sampaio, VP do Turismo do Centro e da Deputada da Primeira Comissão do PSD, Dra. Paula Cardoso e Dr. Manuel Marinheiro – Presidente da FMP”.
Todas as entidades presentes também expressaram a sua vontade em apoiar o evento, reconhecendo todo o seu valor e impacto positivo para a região e o país.
O Presidente da FMP, Manuel Marinheiro, destacou que “O Portugal MXGP é um evento de longa tradição, muito importante para o desporto em geral e para o motociclismo em particular. Estou certo também da sua relevância para a cidade de Águeda, a região centro e o país. O ACTIB – clube organizador, pelo empenho e trabalho desenvolvido para a realização deste evento, merece todo o nosso apoio, para que consiga os meios necessários à sua continuidade”.
O ACTIB e a FMP realçam que vão continuar a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas nas próximas semanas, e esperam poder anunciar, em breve, novidades positivas sobre a continuidade do MXGP Portugal.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!