Mais um espetáculo do Nacional de Supercross com muita ação na noite de Fafe, que reuniu uma boa moldura humana, expectante por acompanhar as intensas batalhas na pista. Foi a quarta das cinco etapas do campeonato de 2024, uma organização dos Conquistadores – Moto Clube de Guimarães, que proporcionou momentos de muita luta pelos lugares cimeiros.
Os grandes vencedores da noite foram Luís Outeiro (Yamaha) nas categorias SX1 e Elite, Alex Almeida (Husqvarna) em SX2, Bruno López (KTM) em SX85, John Slade (GasGas) em SX65 e Edgar Salustiano (KTM) em SX50. As disputas dos pontos que faltam na próxima etapa são decisivas, já que todas as decisões dos títulos estão em aberto para a última etapa do campeonato.
Na categoria SX50, Edgar Salustiano conquistou a vitória geral, após uma emocionante alternância de posições com o líder do campeonato, Lucas Araújo (KTM). Uma queda de Araújo na segunda manga foi crucial para o triunfo de Salustiano, com Rodrigo Garcia (KTM) a garantir o terceiro lugar nas duas corridas.
Em SX65, as vitórias foram divididas entre o britânico John Slade, líder do campeonato, e o atual campeão de MX65, Francisco Fernandes (Yamaha). Fernandes brilhou na segunda manga mas Slade dominou a primeira, assegurando a vitória à geral. Thiago Rodriguez (KTM) também teve um bom desempenho, garantindo um segundo e um terceiro lugar nas mangas.
Na categoria SX85, Bruno López Rodriguez (KTM) consolidou sua liderança com vitórias nas duas corridas, seguido por Duarte Pinto (GasGas) e Thimotée Bouis (KTM), que completaram o pódio.
A classe SX2 esteve bastante “baralhada” devido a quedas e lesões. Pedro Rino nem chegou a ir a Fafe, em recuperação da cirurgia ao seu pé lesionado na prova anterior e Sandro Lobo caiu nos treinos e apesar de não ter nenhuma fratura, ficou de fora por precaução. O destaque foi para Alex Almeida (Husqvarna), que venceu a final com uma vantagem de 4,8 segundos sobre Valentino Vaxquez (KTM). Mesmo com uma lesão na mão resultado de uma queda nos treinos, Gerard Congost (GasGas) lutou para garantir o terceiro lugar, embora sua participação na final Elite tenha ficado comprometida.
Na final SX1, Luís Outeiro confirmou seu favoritismo, liderando um pódio dominado pela Yamaha, com Afonso Gomes e Martim Palma em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na final Elite, Outeiro novamente mostrou porque é o piloto a bater, sendo seguido por Gomes e Palma, com Valentino Vaxquez e Francisco Salgado (GasGas) a fechar o top 5.
Com todos os títulos ainda em aberto, o Campeonato Nacional de Supercross segue para sua última prova em Vila Boa de Quires, no próximo sábado, 17 de agosto. Está prometido um desfecho emocionante para a temporada. Não perca a derradeira corrida e toda a emoção do Supercross ao vivo!
Fotos: Luís Duarte