Nacional de Supercross – muita ação na noite de Fafe

Com o Campeonato Nacional de Supercross quase a chegar ao fim, o Crossódromo de Arões, em Fafe, testemunhou uma noite de muita ação no último sábado.

Mais um espetáculo do Nacional de Supercross com muita ação na noite de Fafe, que reuniu uma boa moldura humana, expectante por acompanhar as intensas batalhas na pista. Foi a quarta das cinco etapas do campeonato de 2024, uma organização dos Conquistadores – Moto Clube de Guimarães, que proporcionou momentos de muita luta pelos lugares cimeiros.

Os grandes vencedores da noite foram Luís Outeiro (Yamaha) nas categorias SX1 e Elite, Alex Almeida (Husqvarna) em SX2, Bruno López (KTM) em SX85, John Slade (GasGas) em SX65 e Edgar Salustiano (KTM) em SX50. As disputas dos pontos que faltam na próxima etapa são decisivas, já que todas as decisões dos títulos estão em aberto para a última etapa do campeonato.

Na categoria SX50, Edgar Salustiano conquistou a vitória geral, após uma emocionante alternância de posições com o líder do campeonato, Lucas Araújo (KTM). Uma queda de Araújo na segunda manga foi crucial para o triunfo de Salustiano, com Rodrigo Garcia (KTM) a garantir o terceiro lugar nas duas corridas.

Edgar Salustiano

Em SX65, as vitórias foram divididas entre o britânico John Slade, líder do campeonato, e o atual campeão de MX65, Francisco Fernandes (Yamaha). Fernandes brilhou na segunda manga mas Slade dominou a primeira, assegurando a vitória à geral. Thiago Rodriguez (KTM) também teve um bom desempenho, garantindo um segundo e um terceiro lugar nas mangas.

John Slade

Na categoria SX85, Bruno López Rodriguez (KTM) consolidou sua liderança com vitórias nas duas corridas, seguido por Duarte Pinto (GasGas) e Thimotée Bouis (KTM), que completaram o pódio.

Bruno López Rodriguez

A classe SX2 esteve bastante “baralhada” devido a quedas e lesões. Pedro Rino nem chegou a ir a Fafe, em recuperação da cirurgia ao seu pé lesionado na prova anterior e Sandro Lobo caiu nos treinos e apesar de não ter nenhuma fratura, ficou de fora por precaução. O destaque foi para Alex Almeida (Husqvarna), que venceu a final com uma vantagem de 4,8 segundos sobre Valentino Vaxquez (KTM). Mesmo com uma lesão na mão resultado de uma queda nos treinos, Gerard Congost (GasGas) lutou para garantir o terceiro lugar, embora sua participação na final Elite tenha ficado comprometida.

Alex Almeida

Na final SX1, Luís Outeiro confirmou seu favoritismo, liderando um pódio dominado pela Yamaha, com Afonso Gomes e Martim Palma em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na final Elite, Outeiro novamente mostrou porque é o piloto a bater, sendo seguido por Gomes e Palma, com Valentino Vaxquez e Francisco Salgado (GasGas) a fechar o top 5.

Pódio Elite

Com todos os títulos ainda em aberto, o Campeonato Nacional de Supercross segue para sua última prova em Vila Boa de Quires, no próximo sábado, 17 de agosto. Está prometido um desfecho emocionante para a temporada. Não perca a derradeira corrida e toda a emoção do Supercross ao vivo!

Fotos: Luís Duarte