Depois de mais uma vez resistir aos tempos conturbados provocados pela administração de Stuart Garner, a Norton Motorcycles aparenta estar em condições de continuar a viver a sua história. O lançamento da nova superdesportiva V4SV é apenas um primeiro passo no “renascer” deste fabricante. Mas o novo CEO da Norton, Robert Hentschel, está consciente que o futuro da marca passa pelas motos elétricas. E nesse sentido anunciou a entrada da Norton num programa de investimento promovido pelo governo britânico.
Graças aos fundos disponibilizados pelo programa governamental Advanced Propulsion Centre (APC) 19, a Norton lança o projeto Zero Emission Norton, que levará ao aparecimento da sua primeira moto elétrica.
Apesar de anunciar a sua entrada no mundo das motos zero emissões, a marca britânica não adianta ainda qualquer detalhe mais técnico sobre o projeto, mas avança que o “deadline” para ficarmos a conhecer esta novidade eletrizante será daqui a 30 meses.
No entanto, Robert Hentschel garante que o projeto terá como principal conceito o design pelo qual os modelos Norton são conhecidos. Apesar de ser uma moto elétrica, esta criação que vai nascer do projeto Zero Emission Norton não vai fugir ao ADN da marca.
Outros pontos que estão na lista de “tarefas” que têm de ser cumpridas são a redução do peso e, claro, a autonomia que, de acordo com o comunicado da marca, terá de ser ao nível de uma moto turística. Desta forma podemos desde já antever que na ideia dos responsáveis da Norton estará a criação de uma moto elétrica capaz de percorrer mais de 200 km.
Para ajudar a desenvolver este projeto que conta com um forte investimento do programa governamental APC 19, a Norton conta com a colaboração de diversos especialistas como a Delta Cosworth, HiSpeed Limited, Formaplex Technologies, M&I Materials, INDRA e a nível académico o parceiro escolhido é a Universidade de Warwick.
A este nível, a Delta Cosworth ficará responsável pelo conjunto de baterias que vão alimentar o motor da Norton elétrica, a HiSpeed Limited será a empresa responsável pela criação do motor elétrico e pelos detalhes do processo de fabrico do mesmo, a M&I Material terá de encontrar as melhores soluções para o sistema de refrigeração por óleo, enquanto a Universidade de Warwick fica responsável por diversos detalhes como tecnologia da bateria, modelação e materiais.