Depois do lançamento bem-sucedido da CMX500 Rebel em 2017, a Honda mostra agora a sua irmã maior, a CMX1100 Rebel, cujos predicados deverão granjear as graças dos fãs do estilo.
A CMX500 Rebel, lançada em 2017, um modelo também de dois cilindros, mas com 500 cc e compatível com carta A2, é uma moto preparada para ser personalizada pelo seu proprietário, numa fusão da tradição “bobber” com ideias pioneiras e inovadoras. Elegante, de condução divertida e tratamento muito fácil, este modelo rapidamente encontrou lugar no coração dos condutores europeus e, em 2019, revelou ser o terceiro modelo custom que mais vendeu no velho continente. Para 2021, a marca japonesa coloca no mercado uma nova variante desta fórmula que promete.
No próximo ano, a Honda propõe uma versão de maior cilindrada e mais afoita, recolhendo o essencial dos aspetos que tornaram tão especial a moto de menor cilindrada e adicionando mais performances, mais personalidade e uma série completa de tecnologias avançadas da Honda, este modelo representa um avanço – ou a passagem a outro segmento totalmente diferente – para uma grande diversidade de condutores que procuram aquele algo extra de diferente. Esta CMX1100 Rebel foi deliberadamente concebida para ser uma moto com uma condução descontraída e de dupla personalidade, igualmente pronta para uma condução descontraída e também entusiasmante caso escolha uma boa estrada sinuosa.
Quem vem de motos de menor cilindrada decerto vai apreciar as dimensões contidas da Rebel, tal como o peso muito fácil de gerir: apenas 700 mm de altura do banco e 223 kg em ordem de marcha; os mais experientes poderão encontrar imediatamente uma recompensa muito acessível em todo o potencial oferecido pela ciclística – quadro em tubos rígidos de aço, suspensão dianteira de 43 mm tipo cartucho, suspensão traseira de dois amortecedores piggyback e travão dianteiro radial de quatro êmbolos.
O carácter e as performances do motor bicilíndrico paralelo de 1084 cc não é mais do que uma unidade derivada do motor da CRF1100L Africa Twin que, com 64 kW de potência máxima e 98 Nm de binário, exibe um músculo forte a baixa rotação e uma personalidade vincada na gama média, sempre com uma sonoridade caraterística.
O estilo naked desta “Rebel grande” é uma declaração de quanto o mínimo pode, na realidade, ser muito mais. Os guarda-lamas em aço, à frente e atrás, ocultam parcialmente os pneus largos; o farol circular mistura um visual “old school” com a nova tecnologia de LEDs e o painel de instrumentos LCD de ecrã negativo também é redondo, complementando assim o formato do farol. O banco traseiro também é muito fácil e rápido de retirar.
Por dentro, encontramos uma variedade de tecnologias de ponta: Acelerador eletrónico TBW com 3 modos de condução por defeito e modo USER personalizável, sistema HSTC de controlo de tração com 3 níveis de atuação, sistema de controlo anti-cavalinho e controlo da velocidade de cruzeiro; a estes sistemas junta-se ainda como opção o exclusivo sistema da Honda de transmissão de dupla embraiagem (DCT) com uma caixa de 6 velocidades
Esta combinação especial de aspeto clássico e as mais modernas tecnologias dão à nova CMX1100 Rebel algo de único e inovador, num mercado onde é cada vez mais difícil encontrar modelos que, na verdade, nos surpreendam.
O ano de 2021 promete para este modelo.