PCX 125, o modelo de 2021

Com uma estética revista, mais espaço debaixo do assento, maior conforto e motor Euro5, a Honda PCX 125 enfrenta 2021 ainda com mais vigor.

Honda PCX125 2021
2021 HONDA PCX125

A PCX125 é uma das maiores histórias de sucesso da gama de veículos de duas rodas da Honda, com vendas acumuladas superiores a 140.000 unidades na Europa, desde a sua chegada em 2010. Para 2021 a PCX foi renovada tem mais espaço debaixo do banco, uma ficha USB do tipo C e chave inteligente Smart Key. O motor eSP+ de quatro válvulas tem homologação Euro5 e sistema HSTC de controlo de tração selecionável da Honda. O quadro redesenhado incorpora uma suspensão traseira de maior curso e pneus de maiores dimensões.

Nova estética melhor equipamento

Mas vamos aos detalhes. No campo estético a nova PCX125 mantém a sua linha característica, mas vê o seu desenho amadurecer, tornando-se ainda mais moderna.
Tem espaço extra debaixo do banco, um estrado mais amplo e uma ficha USB do tipo c no porta-luvas. Os 2,4 litros extra sobem o volume total para os 30,4 litros – perfeito para um capacete integral e mais. O sistema Smart Key é uma nova adição à PCX125 de 2021.

Para além de controlar o botão da ignição e a tranca do compartimento de bagagem, também gere a top case Smart (opcional de 45 litros). A nova disposição do painel de instrumentos “widescreen” apresenta todas as informações de forma ordenada e consistente, num formato de fácil leitura. O painel LCD negativo inclui informações de velocidade, conta-quilómetros totalizador e conta-quilómetros parcial e indicadores de nível do combustível, consumo e sistema Idling Stop de paragem do motor ao ralenti.

Mais potência e eficácia

O motor eSP+ (enhanced Smart Power Plus) foi renovado; esta unidade tem 4 válvulas, debita mais potência e binário, e está equipada com o sistema HSTC de controlo de tração selecionável da Honda. Com quatro válvulas e refrigeração líquida o motor da PCX125 produz uma potência de 12,3 cv às 8.750 rpm e 11,8 Nm de binário às 6.500 rpm. O diâmetro e o curso são de 53,5 x 55,5 mm. Segundo a marca as acelerações com a PCX parada e as recuperações melhoraram e chega facilmente aos 90 km/h. A velocidade máxima é de 98 km/h. Para aumentar a confiança do condutor em condições de chuva a PCX tem o sistema de controlo de tração variável (HSTC), sistema pode ser desligado. É declarado um consumo de 2,10 l/100 km o que com um depósito de 8,1 L, garante uma autonomia teórica de 385 km entre abastecimentos.

Quadro retocado

Depois de ter recibo uma estrutura totalmente nova na versão anterior, esta unidade de 2021 recebe novo redesenho ao nível da ciclística. A distância entre eixos é de 1.315 mm, com 26,30° de ângulo da coluna da direção e o peso em ordem de marcha é de 130 kg. As duas jantes têm um design novo e elegante que complementa a ciclística com a unidade traseira a ser agora de 13 polegadas, no lugar de 14. Os pneus são mais largos, 110/70-14 à frente e 130/70-13 atrás.
A forquilha dianteira de 31 mm, com o seu curso 89 mm permaneceu inalterada. Os amortecedores traseiros têm mais 10 mm de curso, agora 95 mm; as molas também são mais firmes, para uma condução mais confortável em pisos irregulares. Na travagem o disco dianteiro é de 220 mm com uma pinça de dois êmbolos e é complementado por ABS, mas o travão traseiro continua a ser de tambor com 130 mm.

A PCX de 2021 vai estar disponível no primeiro trimestre de 2021 ainda sem preço definidos. Os esquemas cromáticos disponibilizados serão os seguintes: cinzento metalizado mate, Branco pérola, vermelho e preto metalizado mate.