Estamos a aproximar-nos de meados do ano 2023, e esta parece ser a altura escolhida pela Kawasaki para apresentar uma nova série de novidades que em breve chegarão aos concessionários da marca de Akashi. De acordo com uma série de publicações nas redes sociais da Kawasaki, em breve, mais precisamente a 6 de junho, ficaremos a conhecer os detalhes de nada menos do que três novidades. E uma delas será, ao que tudo indica, a nova Ninja ZX-6R.
Apesar da marca japonesa manter absoluto segredo sobre o que será apresentado mundialmente a 6 de junho, a verdade é que o vídeo “teaser” divulgado inicialmente pela Kawasaki USA na sua página de Instagram deixa pouco espaço para dúvidas.
Nesse curto vídeo, e onde não é possível ver a moto em questão, é possível ver duas motos a rodar num circuito e o som que acompanha o “teaser” é, claramente, de um motor quatro cilindros em linha.
Se a estes dados juntarmos a informação de que se trata de uma nova supersport, então facilmente podemos antecipar que a novidade em causa será uma nova Ninja ZX-6R, a supersport de Akashi que continua a fazer sonhar motociclistas por todo o mundo, pese embora o segmento em que se insere esteja a sofrer alterações profundas.
O portal americano Motorcycle.com vai mais longe, e depois de divulgado o “teaser” do que se espera que seja a Ninja ZX-6R na sua versão de 2024, revelam mesmo que a documentação para homologação americana desta novidade da Kawasaki já foi entregue às autoridades competentes.
Através desses documentos de homologação, ficámos a saber que a Kawasaki refere a denominação ZX636JR e ainda a ZX636KR (no vídeo é possível vislumbrar duas motos).
Uma versão base e uma versão com equipamento melhor será então a razão para estas duas denominações, sendo que esta abordagem nas desportivas de Akashi não é novidade. Basta recordar que a Ninja ZX-10R é acompanhada nos concessionários pela especial de homologação ZX-10RR.
Ainda recorrendo aos referidos documentos oficiais de homologação, o motor quatro cilindros em linha manterá os 636 cc, sendo que, provavelmente devido a questões de emissões poluentes, a marca japonesa viu-se obrigada a reduzir a potência para os 122 cv às 13.000 rpm, sendo que até agora era de pouco mais do que 127 cv às 13.500 rpm. Tudo em nome do Euro5.
Acreditando que a nova Kawasaki Ninja ZX-6R será mesmo apresentada como a nova supersport a 6 de junho, aguarda-se com bastante expectativa qual será a abordagem da marca ao nível do design. A casa de Akashi tem, nos tempos mais recentes, optado por dotar as suas motos de uma imagem bastante particular, e esta 636 não deverá escapar a uma renovação estética mais profunda.
Alguns rumores apontam para que a ZX-6R receba um conjunto de carenagens que adaptam o design da ZX-10R à supersport, efetivamente ligando as duas propostas da gama Ninja.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!